CLIMA

Tufão Etau atinge ilha japonesa de Honshu

As principais companhias aéreas anularam cerca de 30 voos domésticos na manhã desta quarta-feira

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 09/09/2015 às 8:39
Foto: JIJI PRESS / AFP
As principais companhias aéreas anularam cerca de 30 voos domésticos na manhã desta quarta-feira - FOTO: Foto: JIJI PRESS / AFP
Leitura:

O tufão Etau atingiu na manhã desta quarta-feira a costa sul de Honshu, a principal ilha do Japão, provocando uma importante elevação da maré em várias regiões e complicações no transporte, inclusive em Tóquio.

Etau chegou à prefeitura de Aichi às 10H23 local (22H23 Brasília de terça), informou a agência nacional de meteorologia.

Há vários dias, o Japão sofre com chuvas torrenciais e altas das marés, o que levou as autoridades a recomendar a evacuação de diversas zonas no sul e no centro do arquipélago. 

As autoridades temem especialmente os deslizamentos de terra em zonas habitadas.

Etau se desloca a 30 km por hora, com ventos de até 125 km/h.

Muitos trens circulam de maneira irregular ou foram suspensos no centro e no leste de Honshu, enquanto várias linhas apresentavam problemas na manhã desta quarta-feira em Tóquio, segundo as companhias ferroviárias.

As principais companhias aéreas anularam cerca de 30 voos domésticos na manhã desta quarta-feira (9), e este número pode aumentar nas próximas horas.

O tufão deve seguir agora para o norte através da parte central de Honshu, antes de chegar ao Mar do Japão, no final do dia, segundo a Agência Nacional de Meteorologia.

Últimas notícias