REFUGIADOS

Lituânia detém dezenas de migrantes que se dirigiam ao norte da Europa

"Nunca tínhamos visto isso antes. Parece ser uma rota completamente nova" disse um porta-voz da Guarda de Fronteiras, Giedrius Misutis

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 16/09/2015 às 12:32
Foto: BULENT KILIC / AFP
"Nunca tínhamos visto isso antes. Parece ser uma rota completamente nova" disse um porta-voz da Guarda de Fronteiras, Giedrius Misutis - FOTO: Foto: BULENT KILIC / AFP
Leitura:

As autoridades da Lituânia prenderam nesta quarta-feira dezenas de iraquianos que vinham da Polônia e que se dirigiam ao norte da Europa, nesta que poderia ser uma nova rota para os refugiados que fogem da fome e da guerra.

"Nunca tínhamos visto isso antes. Parece ser uma rota completamente nova, uma nova direção da migração ilegal através da Lituânia", um país da UE, às margens do Mar Báltico, disse à AFP um porta-voz da Guarda de Fronteiras, Giedrius Misutis.

"Para eles, a Lituânia só é um país de trânsito. O objetivo deles parece ser a Finlândia", acrescentou o porta-voz, explicando que os alegados traficantes de pessoas tinham documentos suecos e finlandeses.

A Polônia, os países bálticos e escandinavos fazem parte do espaço Schengen de livre circulação na Europa, que está enfrentando nas últimas semanas um afluxo maciço de migrantes.

Últimas notícias