homenagens

Saiba como é a 'celebração' do Dia de Finados pelo mundo

No México, por exemplo, a 'festa' dura três dias. No Brasil, orações são feitas durante o dia

Larissa Alves
Cadastrado por
Larissa Alves
Publicado em 02/11/2015 às 8:30
Foto: Reprodução/Internet
No México, por exemplo, a 'festa' dura três dias. No Brasil, orações são feitas durante o dia - FOTO: Foto: Reprodução/Internet
Leitura:

O Dia de Finados comemorado no 2 de novembro é um dia dedicado à lembrança daqueles que se foram. Uma tradição milenar que é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e é 'comemorada' de diferentes formas ao redor do mundo, seja com orações ou com festas. A data também é conhecida como Día de Los Muertos ou Dia dos Todos Los Santos.

altar_diadosmortos_mexico_intenet(1)
Mexicanos criam altares para 'receber' as visitas anuais

Uma das 'comemorações' mais famosas acontece no México. O país celebra a data durante três dias (31 de outubro a 2 de novembro) com o objetivo de relembrar a memória dos mortos. Os mexicanos acreditam que o legado daqueles que se foram podem ser revividos pelo os que aqui estão encarando a data com festas que reúnem a família e os amigos. Para acolher a alma dos finados, a maioria das casas criam altares para 'receber' as visitas anuais. Fotos dos mortos, flores, doces, cigarros e brinquedos (para as crianças), além das famosas caveiras coloridas fazem parte da decoração.

No Brasil, as cerimônias seguem um ritmo diferente do mexicano. Nada de festas. Aqui os familiares costumam ir aos cemitérios levar flores e velas aos túmulos dos falecidos e são realizadas missas e cultos para orar pela alma dos finados.

Na Espanha, o Dia de Finados é comemorado no dia 1º de novembro e é conhecido como Dia de Todos Los Santos (Dia de Todos os Santos). Os espanhóis apresentam um misto das celebrações entre Brasil e México. Assim como no Brasil, flores e velas são levadas aos cemitérios. Na tradição espanhola, as pessoas voltam as cidades natais e visitam os túmulos dos entes queridos. E, assim como no México, a data também tem um clima mais festivo e diversas paradas em honra aos mortos são recebidas nas cidades.

guatemala_diadosmortos
Pipas gigantes na Guatemala simbolizam a alma de quem morreu

Na Guatemala, por exemplo, os mortos são simbolizados com pipas gigantes que, além de decorar o céu, simbolizam a alma de quem morreu. Já no Haiti, duas tradições - católicas e vudu - se misturam para celebrar o dia dos mortos. Tambores gigantes são tocados durante toda a noite para que o Deus dos Mortos acorde.

O Dia dos Mortos no Japão é 'comemorado' no dia 15 de agosto, um momento para homenagear os ancestrais. Assim como no México, as celebrações duram três dias. Os japoneses acreditam que as almas dos mortos retornam para visitar os vivos, desta forma, uma das tradições japonesas é limpar as lápides e soltar lanternas para guiar de volta as almas.

diadosmortos
Os japoneses acreditam que as almas retornam para visitar os vivos

Últimas notícias