abuso

Novas acusações de abusos sexuais contra soldados da ONU na R. Centro-africana

Outros seis supostos casos foram apontados nesse ano em outras missões de manutenção da paz da ONU

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 28/03/2016 às 18:40
Foto: AFP
Outros seis supostos casos foram apontados nesse ano em outras missões de manutenção da paz da ONU - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A ONU informou nessa segunda-feira (28) sobre as novas acusações de abusos sexuais envolvendo seus soldados na República Centro-africana, uma que afeta o contingente burundinês e a outra a um soldado marroquino.

Esses casos se somam aos informados na última sexta-feira pela Missão da ONU na República Centro-africana (Minusca).

As acusações de abusos sexuais e de exploração sexual reunidas pelas Nações Unidas na República Centro-africana desde o início do ano chegam a 25 no total, informou o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric. 

Outros seis supostos casos foram apontados nesse ano em outras missões de manutenção da paz da ONU, acrescentou.

A primeira acusação revelada nessa segunda-feira diz respeito a "membros do contingente militar burundinês" da Minusca, acusados de ter estuprado um menor de 14 anos.

O soldado marroquino, não identificado, é acusado de ter explorado sexualmente uma mulher adulta em fevereiro em Bangassou (sul).

Diante da multiplicação desse tipo de escândalos entre os capacetes azuis, sobretudo na República Centro-africana, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se comprometeu a repatriar todo o contingente em caso de acusações persistentes, e o Conselho de Segurança aprovou em 11 de março uma resolução nesse sentido.

Últimas notícias