ÁFRICA

Malawi, no sul da África, decreta desastre nacional por seca e falta de alimentos

A seca também está causando estragos em outros países da região

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 13/04/2016 às 8:35
Foto: Reprodução / Google Maps
Mais da metade dos quase 18 milhões de habitantes de Malauí sobrevivem abaixo da linha de pobreza - FOTO: Foto: Reprodução / Google Maps
Leitura:

O presidente de Malawi, Peter Mutharika, decretou nesta quarta-feira (13) estado de desastre nacional no país em consequência da falta de alimentos provocada pela seca, que também causa estragos em outros países do sul da África.

Zimbábue, Malawi, Moçambique e Zâmbia registram o mesmo tipo de problemas. A África do Sul anunciou na segunda-feira que a seca mais recente foi a pior do último século. 

"Declaro Malawi em estado de desastre nacional, após os prolongados períodos de seca durante a temporada 2015/16", afirma o presidente Mutharika em um comunicado.

"A queda esperada na colheita de milho é de 12% na comparação com o ano passado", explicou.

"No período 2016/2017 teremos mais pessoas em estado de insegurança alimentar, que precisarão de ajuda humanitária", completa a nota oficial.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) informou que atualmente presta assistência a três milhões de pessoas em Malawi, onde 23 dos 28 distritos do país estão seriamente afetados pela seca.

No vizinho Zimbábue, 2,8 milhões de pessoas, mais de 25% da população rural, não têm o suficiente para comer. O PMA está ajudando atualmente 730.000 pessoas.

Últimas notícias