Europa

UE registra mais mortes que nascimentos pela primeira vez em 2015

População nos países membros da União Europeia só não diminuiu por conta da instalação de 1,9 milhão de migrantes

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/07/2016 às 21:02
Foto: John MACDOUGALL / AFP
População nos países membros da União Europeia só não diminuiu por conta da instalação de 1,9 milhão de migrantes - FOTO: Foto: John MACDOUGALL / AFP
Leitura:

Em 2015 a União Europeia registrou pela primeira vez mais mortes que nascimentos, e sua população só não diminuiu devido à instalação de ao menos 1,9 milhão de migrantes em território comunitário, alcançando 510 milhões de habitantes, indicou na sexta-feira o Gabinete de Estatísticas do bloco (Eurostat).

"Ao longo de 2015, houve 5,1 milhões de nascimentos, enquanto 5,2 milhões de pessoas morreram. Isto significa que a UE sofreu pela primeira vez na sua história uma variação natural negativa da sua população", afirmou a Eurostat em um comunicado.

"A variação demográfica restante, positiva, corresponde essencialmente à contribuição do saldo migratório", que no ano passado chegou a 1,9 milhão de pessoas, segundo a agência estatística.

Esta cifra representa a diferença entre as pessoas de nacionalidade não europeia instaladas na UE e os cidadãos comunitários que deixaram o bloco.

O ano de 2015 foi marcado pela maior crise migratória na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Grande parte dos migrantes que chegaram ao continente através das ilhas gregas, após saírem das costas turcas, eram refugiados, principalmente sírios, iraquianos e afegãos.

Durante 2015, foram registrados 1,2 milhão de pedidos de asilo de recém-chegados na UE, o dobro que um ano antes, segundo a Eurostat.

Em 1º de janeiro de 2016, a União Europeia contava com uma população estimada de "510,1 milhões de residentes, ante 508,3 milhões em 1º de janeiro de 2015", afirmou a agência.

De acordo com as tendências observadas nos últimos anos, as taxas de natalidade de países como Irlanda, França, Reino Unido e Suécia são as mais altas da Europa e continuarão ultrapassando as de mortalidade. Países do sul, como Itália, Portugal e Grécia, registram as menores taxas de nascimento.

Mas os países onde a população mais diminuiu devido à diferença entre nascimentos e mortes foram os do leste europeu, como Bulgária, Hungria, Croácia e Romênia.

Últimas notícias