SEQUESTRO

Jornalista acusa CIA de colaborar com seus captores na Síria

Ele disse ter reconhecido os sequestradores em um vídeo que mostra combatentes apoiados pela CIA.

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/09/2016 às 11:19
Foto: Reprodução
Ele disse ter reconhecido os sequestradores em um vídeo que mostra combatentes apoiados pela CIA. - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

O fotojornalista do Times Anthony Lloyd, sequestrado em 2014 junto a outro colga pelos rebeldes enquanto cobria o conflito na Síria, afirma que um de seus captores forma parte de um grupo de combatentes apoiado pelas forças americanas.

Em um artigo publicado neste sábado (03) no Times, Lloyd explica que recentemente reconheceu a pessoa que atirou contra ele e o sequestrou em um vídeo que mostra combatentes rebeldes "pertencentes a um grupo apoiado pela CIA", a agência de inteligência americana.

Durante seu cativeiro, Anthony Lloyd foi baleado na perna e o fotógrafo Jack Hill foi duramente espancado, segundo o jornal britânico. Os dois jornalistas foram finalmente libertados por ordem de um comandante local rebelde.

TORTURA

"Atirou contra mim em meio a uma multidão de espectadores depois de ter me espancado selvagemente, acusando-me de ser um espião da CIA. Agora, pelo que parece, trabalha para ela", escreveu Lloyd, ressaltando que foi baleado duas vezes "quase à queima-roupa" e quando estava amarrado.

"Homens assim são os últimos aliados dos ocidentais contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria", acrescenta.

Os militares americanos lançaram no início de 2015 um programa de 500 milhões de dólares para formar e equipar combatentes sírios que lutassem contra o EI.

Últimas notícias