CUBA

Obama diz que não irá desistir de sua promessa de fechar prisão de Guantánamo

''Eu não estou preparado para admitir que pode continuar aberto, porque nós estamos trabalhando de modo diligente para continuar a reduzir o número de detentos'', disse

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 08/09/2016 às 11:53
Foto: AFP
Pisão de Guantánamo, nos Estados Unidos - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (8) que ele "não está preparado para desistir" de sua promessa de fechar o centro de detenção de Guantánamo, na Baía de Guantánamo, em Cuba, e que deverá permanecer aberta até o fim de seu mandato, em janeiro. 

"Eu não estou preparado para admitir que pode continuar aberto, porque nós estamos trabalhando de modo diligente para continuar a reduzir o número de detentos", disse Obama. Ele fez os comentários em resposta a uma pergunta em uma entrevista coletiva no encerramento da reunião de cúpula com líderes asiáticos, no Laos. Em agosto, o Pentágono informou que tinham 61 detentos no centro penitenciário. Obama tem o intuito de reduzir este número para algo entre 40 e 50 até o final de seu mandato. 

O presidente americano repetiu que a existência de Guantánamo é utilizada como "uma ferramenta de recrutamento pelas organizações terroristas".

Desde 2009, Obama quer fechar o centro de detenção, que foi criado após os atentados de 11 de setembro de 2001 pelo então presidente George W. Bush com o objetivo de reunir todos os prisioneiros da "guerra contra o terrorismo". Esta foi uma das primeiras promessas de Obama, mas até o momento ele não conseguiu obter o apoio do Congresso. 

Dao todo, 780 prisioneiros já passaram por esta prisão, a maioria suspeitos de terrorismo capturados depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 e detidos sem julgamento durante anos, o que tem provocado críticas internacionais. Fonte: Associated Press

Últimas notícias