Aviação

Avianca suspende voos para Venezuela após incidente

Avião militar venezuelano se aproximou de um voo comercial da empresa, causando um mal-entendido

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 22/10/2016 às 18:43
Foto: Vanderlei ALMEIDA / AFP
Avião militar venezuelano se aproximou de um voo comercial da empresa, causando um mal-entendido - FOTO: Foto: Vanderlei ALMEIDA / AFP
Leitura:

A companhia aérea colombiana Avianca anunciou neste sábado (22) a suspensão dos voos "partindo de e com destino à Venezuela", depois que um avião militar desse país se aproximou de um voo comercial da empresa.

"É de maneira indefinida, até que tenhamos garantias de segurança explícitas para voltar a cruzar o céu venezuelano", disse a porta-voz da companhia à AFP.

A medida afeta os dois voos diários Bogotá-Caracas-Bogotá e o voo diário Lima-Caracas-Lima. A companhia já havia reduzido bastante as frequências, devido aos problemas cambiais com a Venezuela.

Além disso, o voos procedentes da Europa serão reorientados para que evitem o espaço aéreo venezuelano.

O incidente aconteceu na sexta à noite (21), quando, durante um voo da Avianca, detectou-se no espaço aéreo venezuelano a presença "a curta distância" e por quatro minutos de um avião desse país, relatou o governo colombiano neste sábado.

Hoje, a Colômbia pediu explicações à Venezuela.

Segundo um comunicado do Ministério da Defesa, a Força Aérea Colombiana detectou, às 19h10 (22h10, horário de Brasília), em território venezuelano, o avião da Avianca AVA011, que cobria a rota Madri-Bogotá.

"Da mesma forma, o Sistema detectou na mesma posição outra aeronave com similares condições de voo a curta distância do avião comercial", acrescenta o comunicado.

Às 19h14 locais (22h14, Brasília) - completa o texto -, "a aeronave que voava próximo ao avião da Avianca tomou rumo norte e se afastou".

O Ministério da Defesa explica que, duas horas depois, as autoridades venezuelanas responderam a "contínuos chamados" colombianos, informando "que se tratava de uma aeronave militar venezuelana em missão de navegação".

Últimas notícias