Eleições Americanas

Colégio Eleitoral aponta Donald Trump como presidente dos EUA

Trump garantiu vitória ao superar os 270 votos necessários no colégio eleitoral. Posse ocorrerá no dia 20 de janeiro

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 19/12/2016 às 22:17
Foto: ROBYN BECK / AFP
Trump garantiu vitória ao superar os 270 votos necessários no colégio eleitoral. Posse ocorrerá no dia 20 de janeiro - FOTO: Foto: ROBYN BECK / AFP
Leitura:

O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos nomeou formalmente nesta segunda-feira Donald Trump para a presidência, apesar da intensa campanha para que seus integrantes mudassem o voto na última hora, informou a imprensa local.

Trump garantiu sua vitória ao superar os 270 votos necessários dentro do Colégio, e, assim, substituirá em 20 de janeiro o atual ocupante da Casa Branca, Barack Obama.

"Parabéns a Donald Trump, oficialmente eleito Presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira pelo Colégio Eleitoral", manifestou-se no Twitter o vice-presidente eleito, Mike Pence.

Nas eleições de 8 de novembro, a democrata Hillary Clinton obteve quase três milhões de votos a mais que Trump, mas o bilionário a superou em alguns estados que lhe deram um maior número de delegados que integram o Colégio Eleitoral e, assim, garantiu sua vitória.

Os Estados Unidos têm um sistema indireto de eleição presidencial. Segundo a lei, os grandes eleitores (ou delegados) se reúnem em cada estado e declaram seus votos. O Congresso deverá anunciar formalmente o resultado no próximo 6 de janeiro.

Tradicionalmente, as reuniões do Colégio Eleitoral americano raramente chamam atenção, mas este ano, com a vitória de Trump, tornaram-se o entro de uma intensa polêmica.

Pelo menos um delegado do Colégio Eleitoral com a responsabilidade de votar em Trump havia antecipado que não cumpriria o compromisso e passou a receber centenas de cartas e mensagens ao dia, tanto de condenação quanto de apoio, e algumas ameaças.

Apesar dos esforços para bloquear a confirmação da vitória de Trump, os primeiros números sugerem que mais eleitores de Hillary mudaram de opinião na última hora.

Segundo o site especializado Politico, ao menos sete eleitores de Hillary tentaram votar contra ela, embora três tenham sido substituídos no último momento por pessoas que mantiveram o compromisso.

No estado de Washington (noroeste do país), três eleitores democratas ignoraram Hillary e votaram no ex-secretário de Estado Colin Powell, enquanto o quarto votou em um ativista local, destacou o Politico.

Últimas notícias