JUSTIÇA

Diretora do FMI é culpada por negligência em julgamento na França

A justiça estimou que Lagarde foi "negligente" em não apresentar um recurso de anulação contra uma decisão

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 19/12/2016 às 13:37
ZACH GIBSON / AFP
A justiça estimou que Lagarde foi "negligente" em não apresentar um recurso de anulação contra uma decisão - FOTO: ZACH GIBSON / AFP
Leitura:

A justiça francesa declarou nesta segunda-feira (19) a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Christine Lagarde culpada de "negligência" por permitir um enorme desvio de fundos públicos quando era ministra da Economia, mas a dispensou de cumprir pena.

Ex-ministra francesa da Economia (2007-2011) não compareceu no tribunal para ouvir a leitura da decisão do Tribunal de Justiça da República (CJR) em Paris. Ela corria o risco de até um ano de prisão e 15.000 euros de multa.

A justiça estimou que Lagarde foi "negligente" em não apresentar um recurso de anulação contra uma decisão de arbitragem em que o empresário Bernard Tapie recebeu uma indenização de 404 milhões de euros dos cofres públicos.

Apesar de ser considerado culpada, o tribunal composto por três juízes profissionais e doze parlamentares, estimou que a "reputação internacional" da diretora do FMI e o fato de que no momento dos fatos ela enfrentava uma "crise financeira" justifica que seja isenta de punição. A acusação havia reclamado sua absolvição.

Defesa

Lagarde tirou uma licença do Fundo Monetário Internacional durante seu julgamento. A agência disse que se reunirá "em breve" para discutir a condenação de sua diretora.


Últimas notícias