ANTÁRTIDA

Pesquisadores em alerta com ameaça de iceberg se desprender na Antártida

Um dos dez maiores iceberg do mundo, pode se desprender a qualquer momento da Antártida

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/01/2017 às 15:24
Foto: Reprodução / Nasa
Um dos dez maiores iceberg do mundo, pode se desprender a qualquer momento da Antártida - FOTO: Foto: Reprodução / Nasa
Leitura:

Um dos dez maiores iceberg do mundo pode se desprender a qualquer momento da Antártida. De acordo com cientistas britânicos, uma imensa rachadura na plataforma do gelo Larsen C cresceu mais do que esperado em dezembro do ano passado. Agora, apenas 20 km de gelo impedem que o bloco de 5 mil km² se solte.

A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártida e está sobre o oceano, e não sobre a terra.

De acordo com cientistas do País de Gales, o desprendimento do iceberg pode deixar toda plataforma Larsen C vulnerável a uma ruptura. Eles ainda explicaram que a plataforma tem espessura de 350 m e está localizada na ponta do oeste da Antártida, impedindo a dissipação do gelo.

Pesquisa

Os pesquisadores vêm acompanhando a rachadura por muitos anos. Porém, recentemente passaram a observá-la com mais atenção por causa do colapsos das plataformas de gelo Larsen A, no ano de 1995, e Larsen B, em 2002.

No ano passado, cientistas britânicos afirmam que a rachadura na Larsen C estavam aumentando rapidamente. Mas, em dezembro, avançaram 18 km em duas semanas, um ritmo muito avançado nunca visto antes. Então, segundo os pesquisadores, o que se tornará um gigantesco iceberg está por um triz de se soltar.

"Se o iceberg não se desprender nos próximos meses, ficarei espantado. As imagens não são completamente visíveis, mas conseguimos usar um sistema para verificar a extensão do problema. O iceberg está a tal ponto de se soltar que considero que isso seja inevitável", disse Adrian Luckman, da Universidade de Swansea, responsável pela pesquisa.

Luckman afirmou que a área que deve se romper possui 5 mil km², o que resultaria em um dos dez maiores icebergs já registrados no mundo.


Últimas notícias