Doação de órgãos

Babá doa parte de fígado para salvar criança com doença rara nos EUA

Com apenas três semanas cuidando da criança, babá descobriu que seu fígado era compatível e decidiu realizar o transplante

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/02/2017 às 9:31
Reprodução/Kiersten Miles/Facebook
Com apenas três semanas cuidando da criança, babá descobriu que seu fígado era compatível e decidiu realizar o transplante - FOTO: Reprodução/Kiersten Miles/Facebook
Leitura:

Com apenas dois meses de idade, a pequena Talia Rosko, moradora da cidade de Jackson, no estado de Nova Jersey, foi diagnósticada com uma rara doença em seu fígado. Os médicos afirmaram que, sem a realização de um transplante, a menina não conseguiria chegar aos dois anos de idade. Sete meses depois, ainda no meio das buscas por um doador, os pais de Talia contrataram Kiersten Miles para ser a babá dela e de seus outros dois filhos. O que eles não esperavam é que ela seria responsável por salvar a filha.

Com três semanas cuidando das crianças, Kiersten afirmou que se apegou rapidamente a Talia e decidiu que queria realizar testes para verificar se poderia ser uma doadora compatível com a menina.

"Kiersten, isso não é como uma doação de sangue. Você precisa fazer uma pesquisa e contar para seus pais. E ela me respondeu algo como 'Eu já fiz os testes. Sou compatível'", afirmou a mãe de Talia, Farra Rosko, ao canal de TV PIX 11, de Nova York.

Antes de realizar o procedimento, os médicos explicaram a Kiersten que, se no futuro uma situação semelhante ocorrer com seu filho ou filha, ela não poderia realizar a doação. Mas isso não foi suficiente para fazer com que ela mudasse de ideia.  

Após seis meses de mais testes, o transplante foi realizado e foi um sucesso. "Só precisei ficar alguns dias no hospital além de ganhar uma cicatriz. Foi um sacrifício bem pequeno comparado ao ato de salvar uma vida", contou a doadora. Ela espera que sua ação possa influenciar novas pessoas a se tornarem doadores de órgãos. 

Atresia biliar

Talia foi diagnósticada com atresia biliar, um problema causado pela obstrução dos dutos biliares no fígado, levando a morte de células e, consequentemente, do órgão. De acordo com o Daily Mail, o caso ocorre apenas em uma a cada 18.000 crianças. Entre os síntomas da doença estão icterícia (colaração amarelada da pele e ou dos olhos), urina escura e fezes mais claras.

Não existe medicação para curar a doença. Os dois tratamentos existentes para problema. O primeiro é o procedimento de Kasai, uma operação que reestabelece o fluxo da bile para o intestino, removendo os dutos biliares que estão prejudicados. Em alguns casos, o procedimento de Kasai é apenas temporário, com o transplante de fígado sendo o tratamento mais efetivo para o problema.

Últimas notícias