CONFIANÇA PÚBLICA

Presidente das Filipinas é alvo de pedido de impeachment

Embora o pedido não deva receber apoio suficiente para passar, ele eleva as tensões entre parlamentares do país

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 16/03/2017 às 14:58
Foto: TED ALJIBE / AFP
Embora o pedido não deva receber apoio suficiente para passar, ele eleva as tensões entre parlamentares do país - FOTO: Foto: TED ALJIBE / AFP
Leitura:

Um parlamentar das Filipinas entrou com um pedido de impeachment contra o presidente Rodrigo Duterte nesta quinta-feira (16), acusando-o de corrupção, de violação contra a Constituição e traição da confiança pública, entre outros crimes.

"Temos a convicção de que Duterte não é apto para o cargo mais alto do país e que o impeachment é a solução legal para a situação", disse Gary Alexandro, da Câmara dos Deputados filipina.

Embora o pedido não deva receber apoio suficiente para passar, ele eleva as tensões entre parlamentares governistas e a oposição, que tenta destruir a credibilidade do presidente.

Para o presidente da Câmara dos Deputados, Pantaleon Alvarez, um aliado de Duterte, as alegações do pedido de impeachment são fabricadas "estúpidas".

Política contra as drogas

O forte apoio às políticas de Duterte começou a ceder nos últimos meses, após sua campanha contra as drogas deixar um rastro mais 8 mil mortos - a maioria por policiais e paramilitares. Ele também foi alvo de acusações de que teria recebido cerca de US$ 50 milhões quando foi prefeito na cidade de Davao, no sul do país. Duterte negou as acusações. 


Últimas notícias