Vítimas

Colômbia: sobe para 306 o número de mortos em deslizamento

Segundo fontes oficiais, o deslizamento ocorrido na noite de sexta-feira à noite pela cheia de três rios, após as fortes chuvas, afetou 45.000 dos 70.000 moradores de Mocoa

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 06/04/2017 às 21:00
Foto: LUIS ROBAYO / AFP
Segundo fontes oficiais, o deslizamento ocorrido na noite de sexta-feira à noite pela cheia de três rios, após as fortes chuvas, afetou 45.000 dos 70.000 moradores de Mocoa - FOTO: Foto: LUIS ROBAYO / AFP
Leitura:

O deslizamento de terra que arrasou a cidade colombiana de Mocoa, onde nesta quinta-feira (6) continuavam as buscas por corpos, deixou até o momento 306 mortos, entre eles 98 crianças, segundo o último balanço oficial. "Temos cinco vítimas fatais a mais relatadas oficialmente nesta manhã [de quinta-feira], ou seja, subimos para 306, infelizmente, o número de mortos", disse a jornalistas o gerente para a reconstrução de Mocoa e o ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas. O último relatório da Unidade Nacional para Gestão de Risco de Desastres (UNGRD) afirma que, do total de mortos, 98 são crianças.

Do total de mortos, 221 corpos já foram entregues a suas famílias, acrescentou o funcionário, que afirmou que espera que no fim do dia todos os corpos já estejam com seus entes queridos. O número de feridos se mantém em 332, acrescentou. No entanto, os desaparecidos são 314, segundo cálculos entregues na quarta-feira pelo presidente Juan Manuel Santos.

Entre os desaparecidos há quatro estrangeiros: um espanhol, um alemão, um equatoriano e um britânico.

A chancelaria reportou nesta quarta-feira (5) a morte de uma cidadã equatoriana. Outros 23 estrangeiros - entre eles um canadense, um chileno, seis espanhóis, um turco e um israelense - já foram localizados sem problemas.

A diretora do Instituto Colombiano do Bem-estar Familiar, Cristina Plazas, lamentou o falecimento dos menores de idade e destacou como uma "boa notícia" que todas as crianças tenham sido identificadas por um familiar. "Até o momento não temos nenhuma criança sem família", assinalou à Blu Radio. Antes de entregar um menor de idade para um parente, é necessária a realização de um teste de DNA, afirmou.

Até o momento, as autoridades atenderam mais de 1.200 crianças nos abrigos oficiais e nos bairros. Nos refúgios há 97 mulheres grávidas, ou amamentando, e bebês recém-nascidos, acrescentou Plazas.

O deslizamento ocorrido na noite de sexta-feira à noite pela cheia de três rios, após as fortes chuvas, afetou 45.000 dos 70.000 moradores de Mocoa, segundo cálculos oficiais. A UNGRD contabilizou pelo menos 3.240 pessoas danificadas - sem moradia e necessitando de ajuda humanitária - distribuídas nos abrigos. A reconstrução da cidade pode levar até dois anos, assinalou Villegas.

Alerta para todo o país

A busca por corpos e possíveis sobreviventes continuava nesta quinta-feira com socorristas, equipamentos e helicópteros. O núncio apostólico Ettore Balestreto - representante do papa Francisco na Colômbia - celebrará nesta quinta-feira uma missa na catedral da cidade em memória das vítimas.

Segundo um estudo, a tragédia de Mocoa poderia se repetir em mais 385 locais da Colômbia, e supera o último grande desastre natural sofrido pelo país, um deslizamento em Salgar que matou 92 pessoas em maio de 2015.

Para o ministro do Meio Ambiente, Luis Gilberto Murillo, a tragédia "foi um fato extraordinário que nem sequer ocorreu com o fenômeno La Niña em 2010 e 2011", agravado por haver bairros em zonas de risco.

Em declarações ao jornal El Tiempo, o funcionário assegurou que o deslizamento em Mocoa "é um alerta para todo o país" e sustentou que o ordenamento territorial deve ser atualizado, adaptando-se à variabilidade extrema do clima e à mudança climática.

O ministro explicou que, apesar de haver reservas de florestas nas bacias médias e altas do três rios que transbordaram, "houve desmatamento por plantações e rebanhos, sem conservar as proteções ambientais e as reservas".

As florestas são, segundo especialistas, uma barreira natural contra as cheias. Se elas não existem, causam danos.

Últimas notícias