frança

Franceses votam para presidente no Recife

Votação é aberta para cidadãos franceses e naturalizados que realizaram cadastro

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 22/04/2017 às 17:39
Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Votação é aberta para cidadãos franceses e naturalizados que realizaram cadastro - FOTO: Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Leitura:

A eleição para a escolha do novo presidente da França ocorre neste domingo (23). Mas os franceses e franco-brasileiros residentes no Recife puderam votar neste sábado (22) na Aliança Francesa do bairro do Derby. Segundo informações da assessoria do consulado, 887 pessoas estão aptas a votar. No Recife, podem participar do processo eleitoral pessoas residentes em Natal, Fortaleza e Maceió. No Nordeste, a votação ocorre também em Salvador.

Para ter direito à votação, os interessados em participar do processo eleitoral tiveram que fazer um cadastro antecipadamente. Ou seja, turistas franceses que estejam no Recife não podem votar.

O voto na França não é obrigatório. Portanto, mesmo as pessoas que se inscreveram para votar no Recife não são obrigadas a comparecerem. O consulado não informou o quantos cidadãos franceses compareceram. Os votos coletados no Recife só serão divulgados na segunda-feira (24), juntamente com a apuração da França.

PRESENÇA

Uma das pessoas que compareceu na Aliança Francesa neste sábado (22) foi a professora Marie Jacqueline Bruere. Ela nasceu no Brasil e tem dupla nacionalidade. "A situação mundial está muito difícil e a França não é diferente. Me achei no compromisso e obrigação de dar meu voto", disse.

Marie explicou que em todas as eleições da França comparece às urnas no Recife. Mas que nesta eleição, o sentimento de cidadã franco-brasileira está mais forte. "O mundo está muito conturbado. É uma obrigação vir votar. É uma contribuição para que a França viva de maneira mais tranquila", acrescentou.

Para Marie, o último atentado ocorrido na França, na última quinta-feira (20), que deixou um policial morto, o atirador e duas pessoas feridas, pode influenciar na decisão do povo francês. "Não tenho dúvida. Há uma candidata que é absolutamente contra o islamismo e que está bem colocada nas pesquisas", pontuou.

Últimas notícias