GAFE

Ministro japonês da Reconstrução se demite após comentários polêmicos

A utilização do termo 'ainda bem' para um drama que colocou em risco toda uma região e seus habitantes foi considerada imprópria

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 26/04/2017 às 3:04
Eugene Hoshiko / POOL / AFP
A utilização do termo 'ainda bem' para um drama que colocou em risco toda uma região e seus habitantes foi considerada imprópria - FOTO: Eugene Hoshiko / POOL / AFP
Leitura:

O ministro japonês da Reconstrução, Masahiro Imamura, apresentou nesta quarta-feira sua demissão, após a polêmica gerada em torno de suas declarações sobre as consequências do tsunami de 2011.

Na terça-feira, em um evento com dirigentes do Partido Liberal-Democrata (PLD), Imamura declarou sobre os danos provocados pelo tsunami que deixou mais de 19.500 mortos e provocou o acidente nuclear de Fukuyima: "Ainda bem que ocorreu na região de Tohoku (nordeste), porque os danos seriam enormes caso tivesse acontecido mais próximo da capital".

A utilização do termo "ainda bem" para um drama que colocou em risco toda uma região e seus habitantes foi considerada imprópria.

Tentativa de correção

O ministro tentou corrigir sua declaração, enquanto o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, a qualificava de "extremamente imprópria".

Após apresentar suas desculpas, Imamura anunciou sua renúncia na manhã desta quarta-feira.

Últimas notícias