França

Marine Le Pen aposta no voto feminino sem convencer as feministas

"Eu sou mulher, sou mãe, sou francesa", proclama a candidata da extrema-direita na eleição presidencial francesa Marine Le Pen.

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 05/05/2017 às 13:05
FOTO: AFP
"Eu sou mulher, sou mãe, sou francesa", proclama a candidata da extrema-direita na eleição presidencial francesa Marine Le Pen. - FOTO: FOTO: AFP
Leitura:

"Mulher e mãe". A candidata da extrema-direita na eleição presidencial francesa Marine Le Pen aposta no voto das mulheres na campanha eleitoral, sem convencer as feministas.

Através de entrevistas a revistas femininas e mensagens intimistas, esta mulher de 48 anos que disputa o segundo turno no domingo contra o centrista Emmanuel Macron faz o seu melhor para conquistar as francesas, que representam mais de 52% do eleitorado.

"Eu sou mulher, sou mãe, sou francesa", proclama a autointitulada "candidata do povo".

Loura e sorridente, em imagens que a mostram folheando um álbum de fotografias de família, lembra que também é advogada. E acrescenta comentários sobre seus temas favoritos: "Insegurança", "sofrimento" e "opções de civilização".

Com o mesmo sorriso, aparece em um folheto destinado a "se fazer conhecer melhor". Nele, proclama: "Quero defender as mulheres francesas". Apresenta-se como "uma mulher com coração", uma política "em um mundo de homens" e fala de seus filhos e irmãs.

Sobre o aborto

Há alguns anos, criticava os abortos realizados "por conveniência" e defendia excluir seu reembolso pelo seguro de saúde, mas hoje nem sequer menciona o assunto.

Durante muito tempo, votar na Frente Nacional (FN) era uma coisa de homens, mas isso mudou. De acordo com uma pesquisa da Ipsos realizada na véspera do primeiro turno, 24% dos franceses e 20% das francesas manifestaram a intenção de votar em Le Pen.

A diferença de quatro pontos que também existe no eleitorado do líder da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon (21%-17%), mas não em outros partidos.

Para Virginie Martin, especialista da FN, Marine Le Pen, uma mulher moderna que vive com um dos vice-presidentes do partido, divorciada duas vezes, mãe de três filhos e cercada de assessores políticos homossexuais, "acabou com o tabu para as mulheres de votar na FN".

Seu estilo contrasta com o do seu pai, Jean-Marie Le Pen, ex-presidente do partido, cuja "imagem patriarcal" atraía eleitores masculinos "em busca de um líder viril".

Contudo, este partido "continua sendo antirrepublicano e antifeminista. Não, Marine Le Pen não é a candidata das mulheres!", protesta uma das associações hostis a sua candidatura, junto ao Coletivo Nacional de Direitos da Mulher, Planejamento Familiar e Femen.

O programa da líder da extrema-direita francesa inclui uma proposta que promete "defender os direitos das mulheres". Preconiza "lutar contra o Islã que faz retroceder em suas liberdades fundamentais" e "um plano nacional para equiparação salarial, e combate à precariedade profissional e social".

Rebecca Amsellem, fundadora publicação feminista Gloriosas, denuncia um "pretexto" para "expressar ideias xenófobas" como Marine Le Pen o fez "após Colônia", cidade na Alemanha onde centenas de mulheres foram agredidas por imigrantes muçulmanos em 31 dezembro de 2015.

Eurodeputada desde 2004, Marine Le Pen só votou a favor de três leis da UE de um total de 59 sobre os direitos das mulheres. Votou contra 17 e absteve-se outras 7 vezes, ausentando-se em 32 oportunidades, de acordo com canal de televisão France2.

No entanto, garante ter se distanciado da linha mais "tradicionalista", mais católica, que permanece "em uma nebulosa por trás dela", diz Virginie Martin.

Últimas notícias