Terrorismo

Extremistas destroem mesquita onde líder do EI proclamou califado

Abu Bakr Al Baghdadi fez proclamação em mesquita que ficava na cidade de Mossul

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 21/06/2017 às 18:50
Foto: AFP
Abu Bakr Al Baghdadi fez proclamação em mesquita que ficava na cidade de Mossul - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) destruíram nesta quarta-feira (21) o emblemático minarete inclinado da cidade velha de Mossul e a mesquita adjacente, onde seu líder, Abu Bakr Al Baghdadi, proclamou seu "califado", anunciou o comandante do exército iraquiano, responsável pela ofensiva em Mossul.

O grupo EI reagiu rapidamente por meio de sua agência de propaganda Amaq e acusou a aviação americana de ter destruído os dois monumentos em um bombardeio.

"Nossas forças estavam avançando [...] na cidade velha quando, após terem chegado a 50 metros da mesquita Al Nuri, o Daesh [acrônimo em árabe do EI] cometeu um novo crime histórico, ao fazer explodir a mesquita de Al Nuri e a 'hadba'", o minarete inclinado adjacente, declarou o general Abdulamir Yarallah em um comunicado.

Ofensiva

A destruição destes monumentos, dois dos mais célebres da segunda cidade do Iraque, ocorreu no quarto dia da ofensiva comandada pelo exército iraquiano contra o EI com o apoio da coalizão militar liderada pelos Estados Unidos nos últimos quilômetros quadrados da cidade velha, onde os extremistas estão entrincheirados.

Esta se soma, ainda, à longa lista de monumentos históricos iraquianos, destruídos pelo EI no Iraque e na Síria desde que Abu Bakr Al Baghdadi proclamou seu "califado" nas zonas controladas por seu grupo nos dois países, há três anos.

Últimas notícias