EMISSÕES DE GASES

Reunião discute emissões de gases de efeito estufa por navios

Será feito um relatório que será usado na próxima sessão do Comitê de Proteção do Ambiente Marinho

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 28/06/2017 às 15:40
Foto: Divulgação/OMI/Londres
Será feito um relatório que será usado na próxima sessão do Comitê de Proteção do Ambiente Marinho - FOTO: Foto: Divulgação/OMI/Londres
Leitura:

A Organização Marítima Internacional (OMI), agência especializada das Nações Unidas para a navegação comercial mundial, promove até esta sexta-feira (30) uma reunião para discutir a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa por navios. O encontro acontece na sede da OMI, em Londres, e reúne cerca de 300 representantes de Estados-membros da organização, de ONGs internacionais e de organizações intergovernamentais. A informação é da ONU News.

Ao fim da reunião, o Grupo de Trabalho Intersessional da OMI sobre o assunto vai produzir um relatório que será usado na próxima sessão do Comitê de Proteção do Ambiente Marinho, que acontece de 3 a 7 de julho, e vai servir como base para medidas adicionais a serem tomadas em relação a elementos já estabelecidos no roteiro apresentado na sua última sessão.

A previsão é que uma estratégia inicial da Organização Marítima Internacional para a redução da emissão desses gases por navios seja adotada em meados de 2018. A nova estratégia deve incluir uma lista de possíveis medidas a curto, médio e longo prazo, além de um cronograma.

Também esta semana será lançado um projeto do Fundo Global para o Meio Ambiente, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da OMI. Trata-se da Aliança Global da Indústria para apoiar o transporte de baixo carbono, que será apresentada nesta quinta-feira (29) e tem como meta apoiar a implementação de medidas de eficiência energética para o transporte marítimo – reduzindo, assim, as emissões de gases do efeito estufa desse tipo de transporte.

Últimas notícias