EXÉRCITO ISRAELENSE

Israel destrói monumento em memória de combatente da Cisjordânia

O monumento havia sido construído em memória de um palestino autor de um ataque anti-israelita

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 30/06/2017 às 18:24
Foto: GIL COHEN-MAGEN/AFP
O monumento havia sido construído em memória de um palestino autor de um ataque anti-israelita - FOTO: Foto: GIL COHEN-MAGEN/AFP
Leitura:

O exército israelense destruiu nesta sexta-feira (30) um monumento na Cisjordânia ocupada, construído em memória de um palestino autor de um ataque anti-israelita, o que provocou combates nos quais seis palestinos ficaram feridos, segundo o exército e um responsável local. 

O monumento para Jaled Nazal, combatente palestino que orquestrou ataque no qual morreram 26 israelenses -- em sua maioria crianças -- em 1974, foi construído recentemente no município de Jenin.

Israel havia solicitado a retirada do monumento. Na sexta-feira (30) antes do amanhecer as escavadoras do exército chegaram a cidade situada ao norte da Cisjordânia, um território palestino que Israel ocupa já quase 50 anos. 

"As forças removeram o monumento erguido em memória ao terrorista Jaled Nazal", declarou uma porta-voz do exército israelense. 

Pouco depois começaram os embates. Seis pessoas ficaram feridas, contou à AFP Mohamed Abu Ghali, chefe do município de Jenin. 

Um jovem se encontra em grave estado após ser atingido no peito, ressaltou. 

Inúmeros palestinos consideram Nazal e outros combatentes como sendo heróis da luta contra a ocupação dos seus territórios pós Israel, enquanto que os israelenses os consideram "terroristas". 

Últimas notícias