NAÇÕES UNIDAS

ONU pede que homem com transtornos psiquiátricos não seja executado

Está previsto que William Morva receba uma injeção letal nesta quinta (6)

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 05/07/2017 às 16:10
Foto: AFP
Está previsto que William Morva receba uma injeção letal nesta quinta (6) - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Dois especialistas da ONU e outras vozes pediram nesta quarta-feira (5) ao governador da Virgínia que perdoe um condenado à morte, que sofre de doenças psiquiátricas, de acordo com seus defensores.

Está previsto que William Morva, um assassino com dupla nacionalidade - húngara e americana -, receba uma injeção letal na quinta-feira (6), mas o caso deste homem de 35 anos relançou um debate nos Estados Unidos sobre as execuções de presos que têm doenças neurológicas.

"Estamos profundamente preocupados com informações que sugerem que o primeiro julgamento de Morva não respeitou as regras de equidade", assinalaram em um comunicado Agnès Callamard e Dainius Puras, especialistas da ONU sobre execuções arbitrárias e o direito à saúde física, respectivamente.

"Estamos inquietos pela piora de sua condição psicossocial", acrescentaram estes especialistas, denunciando como "forma de discriminação" a não entrada do paciente em um centro de assistência psiquiátrica.

Morva foi preso em 2000 por tentativa de assalto à mão armada e, em agosto de 2006, enquanto estava no hospital para tratar de feridas leves, bateu em um policial que o vigiava, pegou a sua arma e atirou em um guarda da segurança, Derrick McFarland, matando-o.

No dia seguinte, em uma perseguição no campus universitário de Virginia Tech, matou outro policial, Eric Sutphin.

Morva foi condenado à morte em 2008 apesar de ter sido diagnosticado com uma doença do tipo esquizofrênico.

Além dos responsáveis da ONU, legisladores e a ACLU, a maior organização americana de defesa dos direitos civis, pedem que Morva seja perdoado.

A questão está nas mãos do governador democrata da Virgínia, Terry McAuliffe, que embora se declare contra a pena de morte, permitiu execuções em seu estado.

Últimas notícias