PENA DE MORTE

Homem com transtorno psiquiátrico é executado nos EUA

William Morva, que matou guarda de segurança em 2006, tinha doença similar à esquizofrenia

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 07/07/2017 às 2:20
Foto: Reprodução / Youtube
William Morva, que matou guarda de segurança em 2006, tinha doença similar à esquizofrenia - FOTO: Foto: Reprodução / Youtube
Leitura:

Um condenado à morte que sofria de doenças psiquiátricas e era acusado de matar um guarda de prisão e um policial durante uma fuga foi executado na noite desta quinta-feira, após o governador da Virgínia, nos EUA, negar seu perdão. 

William Morva, um cidadão húngaro e americano de 35 anos, recebeu a injeção letal à 01H15 GMT (22H15 em Brasília), anunciaram as autoridades penitenciárias estaduais.

"Os registros que tenho diante de mim não trazem evidências suficientes para garantir a medida extraordinária de reverter a decisão de um júri legalmente escolhido em um julgamento conduzido de forma apropriada", disse o governador do estado, Terry McAuliffe, que afirmou ser pessoalmente contrário às penas capitais, mas autorizou duas execuções. 

McAuliffe declarou que ele e sua equipe jurídica examinaram o caso e concluíram que "Morva teve um julgamento justo e que o júri ouviu informações substanciais sobre sua saúde mental enquanto estudava para decidir sua sentença". 

Morva foi preso em 2000 por tentativa de assalto à mão armada e, em agosto de 2006, enquanto estava no hospital para tratar de feridas leves, bateu em um policial que o vigiava, pegou a sua arma e atirou em um guarda da segurança, Derrick McFarland, matando-o.

No dia seguinte, em uma perseguição no campus universitário de Virginia Tech, matou outro policial, Eric Sutphin.

Morva foi condenado à morte em 2008, apesar de ter sido diagnosticado com uma doença similar à esquizofrenia.

Defesa

Os advogados de Morva afirmavam que ele sofria há muito tempo de delírios que lhe impediam de entender as consequências de suas ações e que os jurados não tiveram um relato preciso de seus transtornos psiquiátricos durante o julgamento. 

O governador se recusou a salvar Morva um dia após dois especialistas em Direitos Humanos da ONU pedirem que ele perdoasse o condenado, expressando sua preocupação de que o julgamento não tenha "respeitado as regras de equidade".

Últimas notícias