FRANÇA

Juízes franceses investigam viagem de Macron a Las Vegas em 2016

Juízes de instrução vão investigar suposto caso de favorecimento na organização de uma viagem de Macron, então ministro da Economia, em janeiro de 2016

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 07/07/2017 às 10:09
Foto: ALAIN JOCARD / AFP
Juízes de instrução vão investigar suposto caso de favorecimento na organização de uma viagem de Macron, então ministro da Economia, em janeiro de 2016 - FOTO: Foto: ALAIN JOCARD / AFP
Leitura:

Juízes de instrução franceses vão investigar um suposto caso de favorecimento na organização de uma viagem do presidente Emmanuel Macron, então ministro da Economia, a Las Vegas em janeiro de 2016, anunciou nesta sexta-feira a Procuradoria de Paris.

"Em vista dos primeiros elementos da investigação preliminar" aberta em 13 de março, a Procuradoria de Paris decidiu abrir nesta sexta-feira um inquérito por crime de favoritismo.

O caso se concentra na noite de 6 de janeiro de 2016 em Las Vegas, no Consumer Electronics Show (CES), um grande evento mundial de inovação tecnológica, durante o qual Macron se reuniu com líderes de startups francesas.

Concorrência

Business France, o órgão público dirigido na época pela atual ministra do Trabalho Muriel Pénicaud, é suspeito de ter violado as regras sobre mercados públicos ao não abrir concorrência para a organização do evento, confiada à empresa Havas em dezembro de 2015.

Uma auditoria realizada pelo escritório E&Y, revelada pelo jornal Libération, também observa que não houve "nenhuma comanda de pedido, nenhum orçamento, nenhum contrato assinado e nenhuma nota emitida", uma situação que poderia "comprometer a responsabilidade penal dos responsáveis".

Suspeita-se que Pénicaud esteve ciente do que aconteceu.

Os investigadores encontraram em 20 de junho, durante uma busca realizada nos escritórios da Havas e Business France, um e-mail de 11 de dezembro de 2015, sugerindo que Pénicaud pode ter sido informada do caso.

Pénicaud poderá ser indiciada se os juízes encontrarem "provas graves ou consistentes" contra ela.

A investigação também vai examinar o papel desempenhado por alguns membros do gabinete de Macron no ministério da Economia.

Emmanuel Macron e seu gabinete "são totalmente inocentes", assegurou em 8 de março o então ministro das Finanças Michel Sapin, após a revista satírica Le Canard Enchaîné fazer as primeiras revelações sobre o caso.

Últimas notícias