ECONOMIA

Tratado comercial entre UE e Canadá começa a valer em setembro

A decisão sobre o tratado comercial entre UE e Canadá é provisória e aguarda que os parlamentos dos países da UE votem para ser aplicada definitivamente

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/07/2017 às 14:32
Foto: LUDOVIC MARIN / AFP
A decisão sobre o tratado comercial entre UE e Canadá é provisória e aguarda que os parlamentos dos países da UE votem para ser aplicada definitivamente - FOTO: Foto: LUDOVIC MARIN / AFP
Leitura:

O acordo de livre-comércio entre União Europeia e Canadá começará a valer "provisoriamente" a partir de 21 de setembro, anunciaram os membros do bloco neste sábado (8), num comunicado conjunto.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que participam do G20 em Hamburgo, na Alemanha, acordaram essa data pouco menos de um ano após a assinatura.

A aplicação "provisória" do Acordo Econômico e Comércio Global (Ceta, na sigla em inglês) acontece enquanto esperam a entrada em vigor do texto, quando todos os parlamentos dos países da União Europeia tiverem votado.

O tratado já foi aprovado pelas câmaras canadense e europeia, mas sua votação em parlamentos nacionais e locais pode levar anos.

Datas

A escolha da data em setembro deve garantir tempo hábil para "que sejam tomadas todas as medidas necessárias para sua aplicação", explicou o comunicado.

O documento de 1.600 páginas, negociado durante sete anos, deve suprimir mais de 99% dos direitos de aduana com Ottawa, e expandir em 25% o comércio da UE com o Canadá, seu 12º parceiro comercial.

Últimas notícias