DESASTRE

Terremoto mata duas pessoas na ilha grega de Kos

Tremor ocorreu à 01H31 local e seu epicentro foi situado 10,3 km ao sul de Bodrum, um famoso balneário turco

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 21/07/2017 às 3:41
Foto: Sonia BAKARIC / AFP
Tremor ocorreu à 01H31 local e seu epicentro foi situado 10,3 km ao sul de Bodrum, um famoso balneário turco - FOTO: Foto: Sonia BAKARIC / AFP
Leitura:

Duas pessoas morreram na madrugada desta sexta-feira na ilha grega de Kos, no Mar Egeu, sacudida por um forte terremoto que também deixou numerosos feridos e importantes danos materiais, informou o diretor do hospital de Kos à AFP. 

"Temos dois mortos e feridos. O teto de um edifício veio a baixo", disse o diretor do hospital. Segundo os bombeiros, um bar funcionava no prédio que desmoronou no centro da cidade. 

Um helicóptero com seis membros dos serviços de emergência saiu da ilha vizinha de Rodes para Kos a fim de ajudar na evacuação das pessoas presas nos escombros do bar. 

O prefeito de Kos, Georges Kiritsis, confirmou à agência de notícias grega Ana a morte de duas pessoas na ilha e relatou "numerosos feridos". 

Segundo Kiritsis, os dois mortos eram "estrangeiros". 

Uma jornalista de Kos entrevistada pela rádio Skai informou que as duas vítimas fatais não estavam no bar, e sim na rua, onde foram atingidas por um prédio antigo que desmoronou. 

O número de feridos ultrapassa 120, revelou o secretário da Marinha Mercante, Nektarios Santorinios.

O terremoto, de 6,7 graus de magnitude, abalou o sudoeste da Turquia e as ilhas gregas do Dodecaneso, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O tremor ocorreu à 01H31 local e seu epicentro foi situado 10,3 km ao sul de Bodrum, um famoso balneário turco, e a 16,2 km de Kos, a uma profundidade de 10 km.

O terremoto sacudiu a costa ocidental da Turquia e sobretudo Bodrum, onde provocou numerosas rachaduras nos edifícios, obrigando a evacuar o hospital da cidade por precaução, segundo a imprensa local. 

"O maior problema são os cortes de luz em algumas zonas (da cidade)", declarou ao canal NTV o prefeito de Bodrum, Mehmet Kocadon, acrescentando que não há mortos ou feridos na cidade. 

O hospital de Bodrum teve de ser evacuado após o surgimento de rachaduras nas paredes. 

A mesquita de Adliye, no centro da cidade, também ficou danificada e a polícia isolou a área por precaução, segundo a agência de notícias Anatólia. 

O terremoto também abalou a península de Datca - outra importante zona turística - e Esmirna, a terceira cidade da Turquia, além da ilha grega de Rodes.

Segundo a TV turca, o terremoto provocou ondas diante de Gumbet, na zona de Bodrum, que inundaram uma estrada. 

Tremores

A correspondente da AFP em Bodrum sentiu vários tremores secundários. 

"Fomos surpreendidos. Ficamos assustados e saímos imediatamente", explicou Teddy Dijoux, um turista que está com a família na ilha de Rodes. 

"Durou muito tempo. Reuni meus filhos para abandonar o hotel", contou Sylvie Jannot, outra turista. 

Turquia e Grécia estão situadas em uma falha geológica e sofreram vários terremotos nos últimos anos. 

Em 17 de agosto de 1999, um terremoto de mais de 7 graus na escala Richter na região de Esmirna arrasou amplas zonas do noroeste da Turquia, matando 17 mil pessoas. 

Últimas notícias