PRISÕES

Justiça da Turquia manda prender 35 jornalistas por ligação com Gulen

A Justiça turca expediu os mandados de prisão no âmbito de uma investigação sobre seus vínculos com o suspeito de planejar a tentativa de golpe de 2016

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 10/08/2017 às 8:04
Foto: AFP PHOTO / ZAMAN DAILY / SELAHATTIN SEVI
A Justiça turca expediu os mandados de prisão no âmbito de uma investigação sobre seus vínculos com o suspeito de planejar a tentativa de golpe de 2016 - FOTO: Foto: AFP PHOTO / ZAMAN DAILY / SELAHATTIN SEVI
Leitura:

A Justiça da Turquia expediu, nesta quinta-feira (10), mandados de prisão contra 35 profissionais da imprensa no âmbito de uma investigação sobre seus vínculos com o suspeito de planejar a tentativa de golpe de 2016 no país, Fethullah Gulen - informou a agência de notícias pró-governo Anatolia.

Nove pessoas, incluindo ex-colaboradores, ou funcionários atuais de veículos de comunicação turcos, foram detidos esta manhã, relatou a Anatolia, acrescentando que essas pessoas estão sendo procuradas por "pertencimento a uma organização terrorista".

As autoridades suspeitam de que tenham usado o serviço de troca de mensagem encriptada ByLock. O governo afirma que o aplicativo foi usado como ferramenta de comunicação pelos supostos golpistas, acrescentou a Anatolia.

A Polícia continuava nesta quinta as operações para deter as outras 26 pessoas.

Burak Ekici, um dos chefes de redação do jornal de oposição Birgun, anunciou sua própria detenção no Twitter. Segundo ele, a Polícia apreendeu seu telefone e seu computador.

Organizações de defesa da liberdade de imprensa

As organizações de defesa da liberdade de imprensa denunciam, regularmente, os ataques por parte das autoridades turcas, especialmente depois da intentona golpista de julho do ano passado.

Em um ranking de 2017 sobre a liberdade de imprensa elaborado pela organização Repórteres sem Fronteiras, a Turquia ocupa o 155º lugar de uma lista de 180 países.

Últimas notícias