NAVEGAÇÃO ILEGAL

Barco chinês com fauna marinha vulnerável é interceptado em Galápagos

A embarcação estava com cerca de 300 toneladas de pesca que incluem ao menos duas espécies de tubarão consideradas vulneráveis pelas autoridades do país

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 14/08/2017 às 19:11
Foto: Divulgação/Fábio Paschoal
A embarcação estava com cerca de 300 toneladas de pesca que incluem ao menos duas espécies de tubarão consideradas vulneráveis pelas autoridades do país - FOTO: Foto: Divulgação/Fábio Paschoal
Leitura:

O Equador interceptou em águas da reserva das ilhas Galápagos um barco de bandeira chinesa com cerca de 300 toneladas de pesca que incluem ao menos duas espécies de tubarão consideradas vulneráveis pelas autoridades do país, informou a Marinha nesta segunda-feira (14).

Segundo um comunicado, a embarcação Fu Yuan Yu Leng 999 foi interceptada e detida no domingo (13), quando navegava ilegalmente dentro da reserva marinha de Galápagos, a 1.000 km da costa do Equador e Patrimônio Natural da Humanidade.

A Marinha acrescentou que o barco, com 20 tripulantes, levava em seus porões espécies de fauna marinha vulnerável e protegida pelo Estado equatoriano, como tubarões-martelo (em perigo de extinção) e tubarões-seda.

Todas as espécies estão protegidas dentro dos 133.000 km2 da reserva marinha de Galápagos, a segunda maior do mundo, que possui flora e fauna únicas.

Preservação

O navio, a tripulação e a carga ficaram sob custódia das autoridades de Galápagos, cujas águas concentram o maior número de tubarões registrado no mundo.

A região insular, parte da reserva da biosfera do planeta e um dos parques naturais mais frágeis, leva o nome das gigantes tartarugas que vivem ali, e serviu de laboratório para o naturalista inglês Charles Darwin desenvolver a teoria sobre a evolução das espécies.

Últimas notícias