RACISMO

Retiram nos EUA estátua de juiz escravocrata

A estátua do juiz está erguida há 145 anos em frente ao Capitólio de Annapolis

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 18/08/2017 às 13:56
Foto: WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
A estátua do juiz está erguida há 145 anos em frente ao Capitólio de Annapolis - FOTO: Foto: WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

Funcionários municipais retiraram nesta sexta-feira (18) do centro de Annapolis, Maryland, a estátua de um juiz que defendia a escravidão, após a polêmica causada pelas violentas manifestações de extrema direita na Virgínia.

Roger Taney, que presidiu a Suprema Corte dos Estados Unidos entre 1836 e 1864, é conhecido por redigir a histórica decisão em "Dredd Scott vs Sandford", que instituiu que os negros escravos ou emancipados não poderiam ser considerados cidadãos americanos.

Uma estátua do juiz está erguida há 145 anos em frente ao Capitólio de Annapolis, capital de Maryland, no leste do país.

"Chegou a hora de distinguir claramente entre lembrar como foi o nosso passado e glorificar os capítulos mais obscuros de nossa história", disse o governador republicano de Maryland, Larry Hogan.

"Acredito que seja bom retirar dos terrenos do Capitólio a estátua do juiz Roger Taney", acrescentou em comunicado.

Para evitar eventuais ações de quem se opõe à retirada da estátua, os trabalhos foram realizados na madrugada de sexta-feira.

Últimas notícias