Líbano

ONU prorroga por um ano mandato da Finul, força de paz no Líbano

Prorrogação do mandato dos capacetes azuis da Finul no Líbano ocorreu após discrepâncias com Washington, que queria fortalecer seu mandato

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 30/08/2017 às 18:37
HANDOUT / UNIFIL / AFP
Prorrogação do mandato dos capacetes azuis da Finul no Líbano ocorreu após discrepâncias com Washington, que queria fortalecer seu mandato - FOTO: HANDOUT / UNIFIL / AFP
Leitura:

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta quarta-feira por unanimidade uma resolução que prorroga por um ano o mandato dos capacetes azuis da Finul no Líbano, após discrepâncias com Washington, que queria fortalecer seu mandato.

Houve árduas negociações antes da votação para aproximar posições entre Estados Unidos e os países europeus, à frente dos quais estavam Itália e França, grandes contribuintes de tropas para a Finul, segundo diplomatas.

"As nuvens da guerra se acumulam" no sul do Líbano e "a resolução pede à Finul que redobre os esforços [...] para que não haja armas e terroristas" nesta área, disse após a votação a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, que comemorou o mandato mais forte da Finul.

Segundo ela, "a situação continua sendo muito difícil" no sul do Líbano, com "o acúmulo de um arsenal [...] que foge ao controle do governo" libanês.

Washington, primeiro aliado de Israel, quer que a Finul esteja muito mais ativa em sua luta contra o tráfico de armas no sul do país, do qual acusa o grupo xiita Hezbollah.

Últimas notícias