China

Congresso do Partido Comunista da China terá início em 18 de outubro

Congresso é realizado a cada cinco anos. Este ano, o 19º encontro do Partido Comunista selecionará os novos líderes do grupo

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 31/08/2017 às 9:37
Foto: AFP
Congresso é realizado a cada cinco anos. Este ano, o 19º encontro do Partido Comunista selecionará os novos líderes do grupo - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O Congresso do Partido Comunista da China, realizado a cada cinco anos, terá início em 18 de outubro, informou nesta quinta-feira (31) a agência de notícias oficial Xinhua.

O anúncio marca a contagem regressiva para a reunião na qual o presidente chinês, Xi Jinping, iniciará seu segundo mandato de cinco anos como líder do partido.

Também durante o 19º Congresso Nacional do Partido Comunista serão selecionados novos integrantes do Comitê Permanente do Politburo, como é conhecida a cúpula de líderes do Partido Comunista chinês. A expectativa é que Xi preencha os cargos com aliados, em detrimento de facções rivais. Normalmente, o congresso se estende por cerca de dez dias.

Xi tem se destacado como um dos líderes mais poderosos da China em décadas, dominando o partido, o governo, os militares e a economia estatal. Observadores também vão acompanhar a reunião de perto em busca de sinais de que Xi pretenda ficar além dos mandatos de dez anos cumpridos por seus antecessores.

Corrupção

O congresso também será uma oportunidade para revigorar a campanha de Xi contra a corrupção, que tem sido uma marca de sua atuação política, junto com uma política externa robusta e esforços para ampliar a presença e influência do partido na economia e na sociedade. Fonte: Associated Press.

Últimas notícias