Espanha

Rajoy diz que fará 'tudo o que puder' para evitar secessão da Catalunha

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, ratificou que o Executivo espanhol 'fará tudo o que puder' para impedir a independência da Catalunha.

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 09/10/2017 às 12:31
Foto: Reprodução / Agência Brasil
O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, ratificou que o Executivo espanhol 'fará tudo o que puder' para impedir a independência da Catalunha. - FOTO: Foto: Reprodução / Agência Brasil
Leitura:

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, ratificou nesta segunda-feira (9), véspera do comparecimento do presidente catalão Carles Puigdemont ao Parlamento regional, que o Executivo espanhol "fará tudo o que puder" para impedir a independência da Catalunha. A informação é da EFE.

"Vamos impedir a independência da Catalunha. Tomaremos as medidas necessárias para impedir. A separação da Catalunha não vai ocorrer. O Governo fará tudo o que puder para que assim seja", foram as palavras de Rajoy, segundo informou hoje o porta-voz do Partido Popular (PP, partido governante, de centro-direita), Pablo Casado.

Rajoy presidiu uma reunião do comitê de direção do PP, que se centrou em analisar a situação na região da Catalunha, no momento em que se busca saber se Puigdemont anuncia ou não a independência catalã amanhã.

Puigdemont tem anunciado que iria comparecer amanhã perante o Parlamento regional para informar sobre a situação política na Catalunha após o referendo separatista de 1º de outubro, com a possibilidade da realização de uma declaração unilateral de independência.

Coalizão de governo na Catalunha

A coalizão de governo na Catalunha, JxSí (formada por independentistas de centro e republicanos de esquerda) não deixou claro nesta segunda-feira (9) o conteúdo do discurso de Puigdemont, ainda que a Candidatura de Unidade Popular (CUP, partido político de esquerda e independentista, com atividade na Catalunha), que apoia a coalizão governamental regional, insista que Puigdemont deve declarar independência de forma unilateral.

Últimas notícias