INVESTIGAÇÃO

Presidente da África do Sul pode ser processado por corrupção

O presidente sul-africano é acusado de ter recebido, quando era vice-presidente, subornos por um contrato de armas de 4,2 bilhões de euros assinado em 1999 pela África do Sul com várias empresas europeias

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 13/10/2017 às 8:51
Foto: AFP
O presidente sul-africano é acusado de ter recebido, quando era vice-presidente, subornos por um contrato de armas de 4,2 bilhões de euros assinado em 1999 pela África do Sul com várias empresas europeias - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A justiça sul-africana confirmou nesta sexta-feira (13) que o presidente Jacob Zuma pode ser processado por corrupção em um caso de vendas de armas no qual esteve envolvido há 10 anos.

De acordo com uma decisão lida em uma audiência pelo juiz Eric Leach, o tribunal de apelações de Bloemfontein rejeitou um recurso do chefe de Estado contra a determinação de retomar 783 acusações contra Zuma por corrupção, fraude fiscal e extorsão.

Agora corresponde à Procuradoria Geral decidir se retoma ou não o caso, o que pode levar Jacob Zuma ao banco dos réus.

Entenda o caso

O presidente sul-africano é acusado de ter recebido, quando era vice-presidente, subornos por um contrato de armas de 4,2 bilhões de euros assinado em 1999 pela África do Sul com várias empresas europeias.

Na época ele foi indiciado, mas o processo foi abandonado em 2009 porque, segundo a Procuradoria Geral, tinha motivações políticas.

Zuma estava em uma grande batalha política na época contra o então presidente Thabo Mbeki.

Últimas notícias