JUSTIÇA

Protestos contra prisão de governo provocam bloqueios na Catalunha

A justiça pode ditar nesta sexta-feira (3) uma ordem europeia de prisão contra o presidente regional deposto Carles Puigdemont

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/11/2017 às 10:30
Foto: PAU BARRENA / AFP
A justiça pode ditar nesta sexta-feira (3) uma ordem europeia de prisão contra o presidente regional deposto Carles Puigdemont - FOTO: Foto: PAU BARRENA / AFP
Leitura:

Grupos de manifestantes bloquearam várias estradas da Catalunha e uma linha de trem em protesto contra a prisão do governo separatista destituído, mas as ações não duraram muito. A justiça pode ditar nesta sexta-feira (3) uma ordem europeia de prisão contra o presidente regional deposto Carles Puigdemont e os quatro conselheiros que se encontram com ele atualmente na Bélgica.

O Serviço Catalão de Trânsito, o órgão do governo catalão encarregado do tráfico, anunciou em seu Twitter bloqueios em quatro estradas e, ao final de meia hora, que o protesto havia sido interrompido.

A Ferrovia da Generalitat, o serviço ferroviário catalão, informou, por sua parte, a ocupação das vias na estação de Sant Cugat, perto de Barcelona. Apesar dos atrasados, o serviço foi normalizado duas horas depois.

Protestos

A prisão de nove membros do governo catalão deposto na quinta-fera (2) deu início a uma semana de manifestações que concluirá com um grande protesto em 12 de novembro em Barcelona.

Os políticos presos são suspeitos de rebelião e traição em função da proclamação da independência da região em 27 de outubro, o que pode condená-los a trinta anos de prisão.

Últimas notícias