VOTAÇÃO

Opositor Nasralla lidera apuração dos votos em Honduras

O primeiro boletim do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), divulgado 10 horas após o fim da votação e com 57% das urnas apuradas, mostra Nasralla com 45,17% dos votos, contra 40,21% de Hernández

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 27/11/2017 às 6:43
Foto: ORLANDO SIERRA / AFP
O primeiro boletim do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), divulgado 10 horas após o fim da votação e com 57% das urnas apuradas, mostra Nasralla com 45,17% dos votos, contra 40,21% de Hernández - FOTO: Foto: ORLANDO SIERRA / AFP
Leitura:

O candidato opositor esquerdista Salvador Nasralla lidera a apuração dos votos em Honduras, superando o atual presidente Juan Orlando Hernández, que tenta a reeleição, de acordo com os resultados parciais divulgados durante e madrugada, após uma longa espera.

O primeiro boletim do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), divulgado 10 horas após o fim da votação e com 57% das urnas apuradas, mostra Nasralla com 45,17% dos votos, contra 40,21% de Hernández. Durante a madrugada, os dois candidatos reivindicaram a vitória. Minutos antes da apresentação dos resultados parciais, Hernández declarou a seus simpatizantes: "Estamos na frente por sete pontos".

Ao mesmo tempo, membros da Aliança de Oposição Contra a Ditadura, partido de Nasralla, seguiram para a sede do TSE para exigir resultados. Com bandeiras vermelhas, os ativistas gritavam "sim, foi possível" e "fora JOH", as iniciais do presidente Hernández.

Polêmica

O processo eleitoral foi marcado pela polêmica postulação de Hernández à reeleição, proibida pela Constituição e que foi possível apenas graças a uma decisão do tribunal constitucional, e o temor de fraude do governo. Com os primeiros resultados, a situação parece mudar. Mas pouco depois do TSE, Hernández enviou uma mensagem de áudio aos seguidores ressaltando justamente que o resultado não é final.

"O dado do tribunal não é conclusivo porque registra apenas os resultados das principais cidades do país, isto representa apenas 20% dos votos. Os 80% restantes nos favorecem e temos que ser cuidadosos, pacientes e levar o processo até o fim", disse Hernández, de 49 anos. O esquerdista Nasralla, no entanto, insistiu na vantagem sobre Hernández. "Como a tendência não muda, posso dizer a vocês que sou o novo presidente de Honduras", afirmou eufórico Nasralla, ao lado do ex-presidente Manuel Zelaya, destituído em 2009 e coordenador da coalizão opositora.

A tensão pela longa espera e após as respectivas declarações aconteceram após um dia de votação relativamente tranquilo, no qual seis milhões de hondurenhos deveriam escolher suas autoridades para os próximos quatro anos. Nasralla, um jornalista de 64 amos, convocou a população a um evento na capital do país nesta segunda-feira (27) para comemorar sua vitória. Antes, o candidato havia solicitado uma mobilização contra uma possível fraude. Ao todo, nove candidatos disputaram a presidência, mas segundo as pesquisas só três tinham chances de vitória.

Além de Hernández e Nasralla, o outro candidato de peso era o acadêmico Luis Zelaya do Partido Liberal (PL, direita), que aparece com 13,77% dos votos no primeiro boletim do TSE. Nasralla e Zelaya alertaram que não reconheceriam uma reeleição de Hernández, por considerá-la inconstitucional.

Os hondurenhos também votaram para escolher 128 deputados, 298 autoridades municipais e 20 representantes do Parlamento Centro-Americano. O historiador e sociólogo Marvin Barahona, da Equipe de Reflexão, Pesquisa e Comunicação (ERIC), alertou que a possível reeleição de Hernández poderia despertar um clima de confronto no país. "A candidatura de Juan Orlando Hernández não é apenas controversa, tem uma alta dose de ilegalidade, o que significa que os resultados podem provocar para mais confrontos, especialmente se eles beneficiarem o partido no poder, porque serão classificados por diversos setores como fraudulentos", opinou Barahona.

Mas para o Conselho de Especialistas Eleitorais na América Latina (CEELA) descartou uma fraude e elogiou a grande participação na eleição hondurenha.

Últimas notícias