BUSCAS

Marinha argentina localiza objeto que pode ser submarino desaparecido

Lugar onde o objeto foi encontrado coincide com o percurso que deveria ter sido feito pelo submarino, desaparecido desde o dia 15 de novembro

JC Online e AFP
Cadastrado por
JC Online e AFP
Publicado em 05/12/2017 às 17:33
Foto: AFP
Lugar onde o objeto foi encontrado coincide com o percurso que deveria ter sido feito pelo submarino, desaparecido desde o dia 15 de novembro - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Marinha da Argentina está investigando, nesta terça-feira (5), se um objeto localizado a 940 metros de profundidade no Atlântico Sul é submarino ARA San Juan, desaparecido desde o dia 15 de novembro

De acordo com a agência EFE, o lugar onde o objeto foi encontrado coincide com o percurso que deveria ter sido feito pelo submarino, quanto a rumo e velocidade. 

Robô inspeciona objeto

O navio ARA Ilhas Malvinas navegou até a região próxima do objeto que pode ser a embarcação com o robô russo Panther Plus, que pode submergir até 1 quilômetro de profundidade e já começou a inspeção.

No sábado (3), A Armada argentina informou que o que parecem ser restos de uma embarcação identificados no fundo do mar do Atlântico sul não correspondem aos do submarino "ARA San Juan", desaparecido com 44 tripulantes a bordo há 17 dias.

"No âmbito das operações de busca, (...) o contato detectado em 30 de novembro (...) foi verificado visualmente" por um submarino técnico russo, "lançando um resultado negativo por não corresponder ao submarino" procurado, disse o porta-voz da Armada, Enrique Balbi, em coletiva de imprensa.

A inspeção dos restos foi feita neste sábado (3) a 477 metros de profundidade, acrescentou.

O "ARA San Juan" zarpou no dia 11 de novembro, de Ushuaia (3.200 km ao sul de Buenos Aires) para regressar a Mar del Plata (400 km ao sul da capital).

Últimas notícias