CATALUNHA

Ex-presidente catalão anuncia que permanecerá na Bélgica

Em caso de vitória dos separatistas nas eleições, o ex-presidente Catalão deu a entender que poderá voltar a Catalunha

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 06/12/2017 às 13:58
Foto: AFP
Em caso de vitória dos separatistas nas eleições, o ex-presidente Catalão deu a entender que poderá voltar a Catalunha - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O destituído presidente catalão, Carles Puigdemont, afirmou nesta quarta-feira (6) que permanecerá na Bélgica, um dia depois que a justiça espanhol retirou a ordem de prisão europeia que pesava contra ele.

"No momento, ficaremos aqui", assegurou o ex-presidente Puigdemont em coletiva de imprensa no hotel Husa Presidente Park, em Bruxelas, acompanhado dos quatro membros de seu governo e parte de sua equipe de advogados. 
Junto ao líder catalão, candidato às eleições regionais de 21 de dezembro pelo partido 'Junts per Catalunya', estavam Antoni Comín, Meritxell Serret, Lluís Puig e Clara Ponsatí.

Em caso de vitória das forças separatistas nas eleições, Puidemont deu a entender que ele e seu partidários poderão voltar à Catalunha.

Na véspera, a Justiça espanhola retirou o pedido para a extradição de Puigdemont, preferindo esperar sua volta à Espanha para detê-lo.

Desde 27 de outubro, quando o Parlamento catalão declarou a independência unilateralmente e o governo espanhol de Mariano Rajoy respondeu tomando o controle da região e convocando essas eleições, a Catalunha vive com um olho nas eleições e outro nos tribunais.

Em uma manobra inesperada, o juiz Pablo Llarena, do Tribunal Supremo, decidiu retirar a ordem de prisão europeia emitida em 3 de novembro contra Puigdemont e quatro de seus ministros.

Todos são investigados por rebelião, sedição e malversação por impulsionar o processo de separação que culminou na frustrada proclamação de uma república independente.

A decisão coincide com o lançamento da campanha para eleições fundamentais que o independentismo catalão enfrenta enfraquecido. Seu plano de separação unilateral fracassou e seus principais líderes estão na prisão ou no exterior. 

Segundo uma análise do Centro de Pesquisas Sociológicas (CIS), os separatistas perderiam a maioria absoluta na Câmara catalã e empatariam em votos com os contrários à secessão.

Últimas notícias