Incidente

Marinheiro polonês é resgatado após sete meses à deriva

Marinheiro relatou que estava indo para a África do Sul quando seu bote apresentou avarias

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 27/12/2017 às 11:38
Foto: Reprodução
África do Sul - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Um marinheiro polonês de 54 anos foi resgatado em 25 de dezembro em frente à ilha francesa da Reunião depois de ter passado sete meses à deriva no Oceano Índico, informou na terça-feira o resgate marinho.

A embarcação improvisada deste marinheiro foi avistada por um veleiro que alertou os serviços de resgate.

A gendarmeria abriu uma investigação para determinar as circunstâncias desse incidente.

De acordo com a Sociedade Nacional de Resgate Marítimo, o homem afirmou que estava à deriva há sete meses, tendo zarpado em maio das Ilhas Comores, no sudeste da África. Seu destino era a África do Sul, onde procuraria trabalho.

Sua embarcação, um bote de resgate que ele mesmo adaptou, rapidamente apresentou avarias, relatou.

Sem meios para se comunicar e sem instrumentos de navegação e com provisões para apenas um mês, o homem disse ficou à deriva entre as Maldivas, Indonésia e as Ilhas Maurício antes de ser resgatado.

Com seu gato como única companhia, ele afirma que sobreviveu comendo meia sopa chinesa por dia, às vezes acompanhada de algo que pescava.

Também disse que depois de passar dez anos nos Estados Unidos, viajou para a Índia em 2014 para comprar sua embarcação. Sua intenção era navegar para a Polônia, mas seu barco perdeu o mastro e ficou à deriva até Comores.

Ele permaneceu vários meses no arquipélago de Comores, onde reparou o barco antes de se lançar novamente ao mar em maio.

Destino

Ajudado pela Associação de Gentes do Mar, afirma que não pode retornar aos Estados Unidos, já que sua autorização de residência expirou. Também não pretende voltar para a Polônia. Agora espera reparar seu barco e ficar algum tempo na Reunião.

Últimas notícias