ELEIÇÕES

Ramaphosa será eleito novo presidente sul-africano no Parlamento

O ex-presidente sul-africano Jacob Zuma renunciou nessa quarta após escândalo de desvio de recursos públicos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 15/02/2018 às 7:48
Foto: AFP
O ex-presidente sul-africano Jacob Zuma renunciou nessa quarta após escândalo de desvio de recursos públicos - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O Parlamento da África do Sul elegerá nesta quinta-feira o empresário Cyril Ramaphosa como novo presidente do país, anunciou o partido governista Congresso Nacional Africano (ANC), após a renúncia nessa quarta-feira (14) de Jacob Zuma como chefe de Estado.

O ANC, que tem maioria absoluta no Parlamento, confirmou em um comunicado que apresentará a candidatura de Ramaphosa "para que seja eleito novo presidente da República Sul-Africana".

Zuma, enfraquecido por um escândalo de desvio de recursos públicos, anunciou na quarta-feira à noite em um discurso à nação que tomou a "decisão de renunciar como presidente da República com efeito imediato".

Cyril Ramaphosa, que assumiu em dezembro a liderança do ANC, buscava a saída de Zuma, afetado por várias acusações de corrupção, com o objetivo de evitar uma catástrofe para o partido nas eleições gerais de 2019.

O futuro presidente sul-africano, ex-sindicalista que se tornou milionário, prometeu reativar a economia do país, estagnada há algum tempo, e erradicar a corrupção que afeta seu partido e a cúpula de Estado. 

Últimas notícias