COMBATENTE

Suposto talibã de nacionalidade alemã é preso no Afeganistão

Homem foi detido durante operação das forças especiais afegãs em território que serve de reduto para os talibãs no Afeganistão

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 01/03/2018 às 10:00
Foto: Forças Armadas do Afeganistão
Homem foi detido durante operação das forças especiais afegãs em território que serve de reduto para os talibãs no Afeganistão - FOTO: Foto: Forças Armadas do Afeganistão
Leitura:

Um misterioso alemão oriundo de Frankfurt, usando trajes de talibã e barba longa, foi detido na companhia de insurgentes no sul do Afeganistão e foi acusado de ter combatido junto a eles.

Se for provado que o alemão se afiliou para combater junto aos talibãs, será o primeiro europeu acusado por isso preso no Afeganistão.

O homem, conhecido por seu apelido Abdul Wadood, foi detido durante uma operação das forças especiais afegãs na província de Helmand, reduto dos talibãs que controlam a maioria do território.

Para Abdul Qadeer Bahadurzai, porta-voz do 215º Corpo do Exército, que atua no sul do país, não há dúvidas de que se trata de um fervoroso combatente que conhece bem a região.

Segundo o porta-voz, o suspeito passou sete anos em Quetta, Paquistão, e um ano na província de Paktia (leste) e, desde então, servia de assessor militar para o Mulá Nassir, comandante das 'Unidades Vermelhas'", os corpos de elite dos talibãs.

Bahadurzai disse ainda que o cidadão alemão está nas mãos das forças americanas em Kandahar, e que outros três suspeitos foram detidos com ele.

Segundo Said Omar Zwak, porta-voz do governo provincial, o suspeito, de cerca de 40 anos, foi capturado dentro de uma fábrica de minas terrestre.

Até a presente data, o único ocidental conhecido por se unir aos talibãs é Walker Lindh, o "talibã americano", condenado a 20 anos de prisão em 2002. 

Últimas notícias