DENÚNCIA

BBC denuncia ameaças do Irã contra jornalistas na ONU

Além dos jornalistas, os parentes também receberam ameaça de morte por parte do governo iraniano

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/03/2018 às 16:25
Foto: Will Oliver/AFP
Além dos jornalistas, os parentes também receberam ameaça de morte por parte do governo iraniano - FOTO: Foto: Will Oliver/AFP
Leitura:

A BBC denunciou nesta segunda-feira (12) que membros de seu serviço BBC-Persa baseados em Londres receberam ameaças de morte por seu trabalho. A emissora pediu para a ONU agir contra o Irã, em defesa da liberdade de imprensa.

A emissora pública britânica recorreu à Comissão de Direitos Humanos da ONU para denunciar a campanha de abuso por parte do governo iraniano contra seus jornalistas do serviço em farsi.

O jornalista da BBC-Persa, Kasra Naji, disse à imprensa em Genebra que "mais de 20 (jornalistas) da BBC-Persa e seus parentes receberam ameaças de morte".

Muitas pessoas solicitaram proteção policial na Grã-Bretanha, afirmou.

Isso acontece após o embaixador britânico da ONU em Genebra, Julian Braithwaite, condenar a atitude do Irã com a BBC durante uma reunião da Comissão de Direitos Humanos. 

"Pedimos que o Irã abandone imediatamente as acusações criminais contra os integrantes da BBC-Persa e deixe de assediar jornalistas e suas famílias", disse Braithwaite, aludindo a uma investigação aberta por Teerã contra a BBC-Persa por atentar "contra a segurança nacional do Irã".

Naji informou que a irmã de uma das jornalistas da BBC-Persa sediada em Londres foi presa no Irã em 2013 e passou 17 dias em uma cela solitária.

Autoridades iranianas indicaram que ela seria libertada se a jornalista saísse da BBC, ou espionasse seus colegas, segundo Naji.  

O representante do Irã na Comissão de Direitos Humanos, Mohamad-Javad Larijani, não se referiu às acusações da BBC durante sua intervenção no organismo nesta segunda.

Últimas notícias