IRÃ

Presidente do Irã diz que país não tem intenção de agredir os vizinhos

De acordo com o presidente Hassan Rohani a produção de armas é necessária

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 18/04/2018 às 7:32
Foto: AFP
De acordo com o presidente Hassan Rohani a produção de armas é necessária - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O Irã não tem nenhuma intenção de agredir os vizinhos, mas continuará produzindo "todas as armas" necessárias para garantir sua defesa, afirmou o presidente iraniano Hassan Rohani, em uma declaração aos países do Oriente Médio.

"Queremos ser um bom vizinho e que sejam bons vizinhos conosco", afirmou Rohani em um discurso em Teerã por ocasião do Dia das Forças Armadas.

"Não temos nenhuma intenção de agredi-los", disse o presidente, antes de destacar que o Irã "não precisa atacar" nenhum país.

"Somos um grande país dotado de imensos recursos, somos uma grande nação civilizada e nas últimas dezenas ou centenas de anos o Irã não agrediu nenhum de seus vizinhos ou países da região", completou Rohani.

 

Acusação

Israel, Arábia Saudita e Estados Unidos acusam o Irã de desestabilizar o Oriente Médio e criticam sua presença militar na Síria, onde militares e paramilitares iranianos apoiam o governo de Bashar al-Assad e lutam contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI).

"Afirmamos ao mundo que produziremos todas as armas que precisarmos, independente da opinião das nações estrangeiras", completou Rohani.

Estados Unidos, e em menor medida Reino Unido e França, pressionam para que o Irã abandone seu programa balístico.

"Queremos relações amistosas e fraternas com nossos vizinhos e afirmamos: nossas armas, nossos materiais, nossos mísseis, nossos aviões e nossos tanques não estão dirigidos contra vocês, mas são um meio de dissuasão", disse o presidente iraniano.

"Apenas a negociação e um comportamento pacífico permitirão resolver os problemas da região", concluiu Rohani.

Últimas notícias