CUBA

Ao menos três sobreviventes após queda de avião em Cuba

O avião transportava mais de 100 passageiros. Os sobreviventes estão em estado crítico

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 18/05/2018 às 15:55
ADALBERTO ROQUE / AFP
FOTO: ADALBERTO ROQUE / AFP
Leitura:

Um avião da companhia aérea Cubana de Aviación, com 104 passageiros a bordo e 9 tripulantes, caiu nesta sexta-feira (18) após decolar em Havana e deixou um "alto número de vítimas", segundo as autoridades cubanas. 

As brigadas de ajuda conseguiram resgatar até agora três sobreviventes em "estado crítico", de acordo com fontes oficiais. 

"Segundo o pessoal da Cubana, (a aeronave) tem 104 passageiros com nove pessoas da tripulação. As notícias não são nada boas, parece que há um alto número de vítimas", disse à AFP o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, após chegar ao local do acidente.  

Localizado a 100 metros do local da queda, jornalistas da AFP comprovaram que o avião está destruído e em chamas em um setor perto do aeroporto localizado perto de uma plantação. Uma grossa coluna de fumaça era vista perto do aeroporto.  

"O avião [virou] um monte de ferros e outros materiais carbonizados. Caiu sobre um plantio de batata-doce, a 200 metros das primeiras edificações. Caminhões-tanque apagaram o fogo. Cerca de 20 ambulâncias se movem no local", explicou um repórter da AFP.  

De acordo com informações prévias da televisão estatal cubana, "a aeronave caiu entre Boyeros e Santiago de Las Vegas (dentro da cidade). 

ADALBERTO ROQUE / AFP
O último acidente aéreo na ilha havia ocorrido em 29 de abril de 2017 - ADALBERTO ROQUE / AFP
STR / AFP
Brigadas de ajuda conseguiram resgatar até agora três sobreviventes - STR / AFP
YAMIL LAGE / AFP
A aeronave se dirigia de Havana a Holguín - YAMIL LAGE / AFP
ADALBERTO ROQUE / AFP
O avião é um Boeing 737-200 da Cubana de Aviación - ADALBERTO ROQUE / AFP
STR / AFP
A área está isolada pela polícia - STR / AFP
STR / AFP
Avião levava "104 passageiros e nove tripulantes", disse o presidente e Cuba - STR / AFP

"Já hospitalizados"

José Luis, de 49 anos, mora no entorno do aeroporto, e do supermercado onde trabalha, a 300 metros do local do acidente, é possível ver as aeronaves que decolam do José Martí.

"Eu estava vendendo pão e cerveja no mercado. De repente, vejo que (o avião) sai, deu voltas e caiu lá embaixo. Todos nos espantamos", relatou.

Imagens da TV cubana mostravam brigadas de resgate trabalhando no local do acidente e retirando em uma maca o que parecia ser um sobrevivente.   

Segundo o jornal oficial Grannma, "três passageiros conseguiram sobreviver ao acidente. Se encontram em estado crítico, já hospitalizados", disse.   

Com tripulação estrangeira, a aeronave se dirigia de Havana a Holguín (leste)" e decolou da capital cubana às 12h08 locais (13h08 de Brasília).   

A diretora do Transporte Aéreo, Mercedes Vázquez, detalhou que a empresa que alugou o avião da Cubana denomina-se Damojh - de procedência mexicana -, segundo o portal oficial Cubadebate .  

O setor está isolado pela polícia. Policiais uniformizados e à paisana impedem o acesso.   

O último acidente aéreo na ilha havia ocorrido em 29 de abril de 2017, quando um avião de transporte das Forças Armadas caiu com oito militares a bordo. O AN-26, de fabricação russa, bateu em uma montanha baixa, 90 Km a oeste de Havana.   

Um avião da companhia aérea cubana Aerocaribbean caiu em 4 de novembro de 2010, com 68 pessoas a bordo, sendo 28 estrangeiros, quando fazia a rota entre Santiago de Cuba (leste) e Havana. Não houve sobreviventes.  

Últimas notícias