estados unidos

Mais de 500 mulheres detidas em protesto contra separação de famílias

Ao menos 500 mulheres, incluindo uma parlamentar, foram detidas nessa quinta-feira (28) durante um protesto contra a política migratória de Trump

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 29/06/2018 às 1:35
Foto: WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Ao menos 500 mulheres, incluindo uma parlamentar, foram detidas nessa quinta-feira (28) durante um protesto contra a política migratória de Trump - FOTO: Foto: WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

Ao menos 500 mulheres, incluindo uma parlamentar, foram detidas nesta quinta-feira (28) no complexo do Capitólio durante um protesto contra a política migratória de Donald Trump.

A Polícia do Capitólio disse que 575 pessoas fizeram um protesto sentadas no átrio de um edifício de escritórios do Senado e foram acusadas de manifestar-se ilegalmente, depois registradas no local e liberadas. 

Muitas das detidas cantavam e gritavam palavras de ordem e usavam cobertores prateados de emergência similares aos utilizados pelas crianças nos centros de detenção.

A representante democrata Pramila Jayaoal foi uma das detidas. 

"Acabo de ser presa com + 500 mulheres e @womensmarch diz que não continuará a política de tolerância zero de @realDonaldTrump. Não em nosso país. Não em nosso nome", escreveu no Twitter.

A atriz Susan Sarandon disse que também foi detida nesta quinta-feira em Washington, perto do Departamento de Justiça, onde também houve protesto. 

"Presa. Permaneçam fortes. Se mantenham lutando. #WomenDisobey", disse no Twitter a atriz de Hollywood. 

Crise migratória

Trump e o Congresso estão em um embate para resolver a crise que separou mais 2.000 crianças de seus pais imigrantes desde que o governo anunciou, no começo de maio, uma política na fronteira de "tolerância zero". 

A política exige o estrito cumprimento de leis que estabelecem que qualquer imigrante que atravesse a fronteira de modo irregular seja preso e processado. 

Após protestos da comunidade internacional e de críticas feitas por democratas e republicanos, Trump pediu recentemente que seja interrompida a separação das famílias, mas o Congresso ainda não conseguiu resolver a crise.

Últimas notícias