RÚSSIA

Quatro ativistas do Pussy Riot são soltos na Rússia

Os ativistas tinham sido presos depois de invadirem o estádio da final da Copa do Mundo

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 01/08/2018 às 8:36
Foto: AFP
Os ativistas tinham sido presos depois de invadirem o estádio da final da Copa do Mundo - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Polícia russa liberou, nesta quarta-feira (1), quatro membros do grupo de ativistas Pussy Riot, dois dias depois de tê-los detido quando saíam da prisão.

Os quatro acabavam de cumprir uma pena de 15 dias de detenção por invadirem o estádio da final da Copa do Mundo de futebol.

Veronika Nikulshina, Olga Kuracheva, Olga Pakhtusova e Piotr Verzilov foram soltos pela manhã, indicou Verzilov no Twitter.

"Em liberdade após passar 16 dias detidos!", escreveu ele junto com uma foto na qual os quatro aparecem sorridentes, dançando na frente da delegacia, logo após sua soltura.

Foi na Copa do Mundo

Os quatro ativistas ficaram presos por 15 dias por invadirem o gramado do estádio durante a final do Mundial de futebol, disputada entre França e Croácia, em 15 de julho, em Moscou.

Eles foram declarados culpados de "violar gravemente as regras de comportamento dos espectadores". Além da pena de detenção, também foram proibidos de assistir a eventos esportivos por três anos.

Nesta segunda, logo após serem soltos, foram novamente detidos pela Polícia, acusados de terem participado de um protesto não autorizado e de terem desobedecido as forças de segurança.

Isso poderia ter-lhes custado até 25 dias na prisão, mas um tribunal de Moscou rejeitou na terça à noite seu comparecimento e devolveu o caso dos quatro ativistas à Polícia, disse um porta-voz dessa corte à agência oficial de notícias TASS.

O grupo terá de se apresentar na sexta-feira (3) à delegacia de Polícia.

Últimas notícias