Estados Unidos

Duas democratas serão primeiras indígenas no Congresso dos EUA

Sharice, advogada, ex-lutadora e homossexual assumida derrotou o atual representante republicano no Kansas; Deb derrotou a republicana Janice Arnold-Jones e Lloyd Princeton, do Partido Libertário

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 07/11/2018 às 9:06
Whitney Curtis / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP / Mark RALSTON / AFP
Sharice, advogada, ex-lutadora e homossexual assumida derrotou o atual representante republicano no Kansas; Deb derrotou a republicana Janice Arnold-Jones e Lloyd Princeton, do Partido Libertário - FOTO: Whitney Curtis / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP / Mark RALSTON / AFP
Leitura:

As democratas Sharice Davids e Deb Haaland se tornaram, nessa terça-feira (6), as primeiras mulheres indígenas americanas eleitas para o Congresso em Washington.

Sharice, de 38 anos, advogada, ex-lutadora de artes marciais mistas e homossexual assumida, derrotou o atual representante republicano Kevin Yoder no estado tradicionalmente conservador do Kansas. Ela foi criada por uma mãe solteira e veterana do Exército. Deb, de 57, que é do Novo México, derrotou a republicana Janice Arnold-Jones e Lloyd Princeton, do Partido Libertário.

Membro da tribo Pueblo Laguna, Haaland é uma conhecida ativista comunitária em seu distrito claramente democrata. Ela luta para promover o voto entre a população indígena, que representa 2% dos americanos. "Precisamos de gente real que fale dos nossos assuntos e saiba o que significam", disse Haaland à AFP em uma entrevista antes das eleições. "Temos pessoas agora no Congresso que não sabem o que significa não ter comida, ou uma cobertura de saúde adequada", afirmou.

Recorde 

As duas mulheres fazem parte de um número recorde de indígenas americanas a se candidatarem às eleições de meio de mandato para disputar vagas no Congresso, governos estaduais, legislaturas locais e outras posições.

Davids e Haaland também estão entre os democratas que conseguiram virar cadeiras a favor de seu partido na Câmara de Representantes, recuperando o controle das mãos republicanas.

Últimas notícias