AMÉRICAS

EUA cortam ajuda financeira a países centro-americanos

Trump acusou as nações do chamado 'Triângulo Norte' de 'não fazerem nada' para evitar a ida de imigrantes para os EUA

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 30/03/2019 às 20:38
Foto: JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Trump acusou as nações do chamado 'Triângulo Norte' de 'não fazerem nada' para evitar a ida de imigrantes para os EUA - FOTO: Foto: JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

O governo de Donald Trump cortou a ajuda financeira aos países centro-americanos, acusados pelo presidente americano de "não fazerem nada" para impedir que os migrantes viajem aos Estados Unidos, anunciou neste sábado (30) o Departamento de Estado.

"A pedido do secretário de Estado (Mike Pompeo) estamos implementando a diretiva do presidente de pôr fim aos programas de assistência estrangeira para o Triângulo Norte para os exercícios orçamentários 2017 e 2018", apontou um porta-voz do Departamento de Estado à AFP.

O ano fiscal 2018 terminou no outono passado, e o Departamento de Estado não especificou quantos fundos não gastos foram realmente afetados por esta medida, que poderia ser principalmente simbólica. 

O chamado Triângulo Norte inclui El Salvador, Guatemala e Honduras, países de onde provêm dezenas de milhares de migrantes que tentam chegar aos Estados Unidos fugindo da pobreza e da violência em seus países.

"Inação"

Trump denunciou na quinta-feira a inação de seus governos ante estas "caravanas". "Honduras, Guatemala e El Salvador pegaram nosso dinheiro durante anos e não estão fazendo nada", disse no Twitter. 

Nos últimos dois anos, os Estados Unidos destinaram 1,3 bilhão de dólares a América Central como parte da ajuda oficial para o desenvolvimento, a maior parte a estes três países. 

Últimas notícias