Violência

Atirador que matou duas pessoas na Alemanha queria realizar massacre em sinagoga

Outras duas pessoas estão em estado grave após o ataque realizado pelo homem armado nessa quarta-feira (9)

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 10/10/2019 às 11:00
SEBASTIAN WILLNOW / DPA / AFP
Outras duas pessoas estão em estado grave após o ataque realizado pelo homem armado nessa quarta-feira (9) - FOTO: SEBASTIAN WILLNOW / DPA / AFP
Leitura:

O alemão de 27 anos que matou a tiros duas pessoas na quarta-feira (9), em Halle, na Alemanha, queria "cometer um massacre" na sinagoga onde era realizada uma cerimônia religiosa, afirmou o promotor federal alemão Peter Frank nesta quinta-feira (10). 

"O que aconteceu ontem foi terrorismo", disse ele à imprensa em Karlsruhe.

Duas pessoas morreram e outras duas se encontram em estado grave após o ataque realizado pelo homem armado que tentou invadir uma sinagoga na cidade alemã de Halle (leste), numa ação que foi gravada em vídeos pelo agressor.

A ação do criminoso, que usou armas de grosso calibre, vestindo trajes militares e com uma câmera acoplada em um capacete, lembrou a realizada no ataque a duas mesquitas em Christchurch, Nova Zelândia, em março passado.

O balanço da agressão poderia ter tido sido mais trágico, pois o agressor não conseguiu entrar na sinagoga da cidade onde era celebrado o Yom Kippur, o dia do perdão, uma das principais festas judaicas. 

No interior do templo, que não foi invadido porque as portas resistiram aos disparos do homem, havia cerca de 80 pessoas.

Yom Kippur

O massacre marcou, de forma trágica, o dia que os judeus celebram o feriado Yom Kippur. É um dos mais importantes para estes religiosos, que tradicionalmente jejuam por mais de 24h em busca de redenção.

Últimas notícias