EUA x Irã

Irã classifica Forças Armadas dos EUA como 'terroristas'

Designação foi em resposta ao assassinato de general iraniano

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 07/01/2020 às 8:51
ATTA KENARE/AFP
Designação foi em resposta ao assassinato de general iraniano - FOTO: ATTA KENARE/AFP
Leitura:

O Parlamento iraniano votou uma lei que designa como "terroristas" todas as forças armadas dos Estados Unidos, em resposta ao assassinato do general Qassem Soleimani por um míssil disparado por um drone americano.

>> EUA, Irã e Iraque: entenda os eventos recentes

Os deputados votaram uma emenda a uma lei recente que declarava "terroristas" as forças americanas estacionadas do Chifre da África à Ásia Central, passando pelo Oriente Médio.

A nova lei estende a denominação "terrorista" ao Pentágono, a todas as Forças Armadas dos EUA e a qualquer pessoa envolvida na morte do general Soleimani.

"Qualquer ajuda a estas forças, incluindo as militares, de Inteligência, financeiras, técnicas, de serviço, ou logísticas, será considerada como cooperação em um ato terrorista", estabelece a emenda aprovada pelo Parlamento.

A emenda foi votada no dia em que os iranianos enterram Soleimani em sua cidade natal de Kerman, no sudeste do Irã. Seu alcance é, acima de tudo, simbólico.

A primeira versão da lei foi adotada em abril de 2019 e declarava que o Irã "considera o regime dos Estados Unidos como um Estado padrinho do terrorismo".

Investimento em unidade de elite iraniana

O Parlamento também aprovou um aporte financeiro de 200 milhões de euros (em torno de US$ 224 milhões) para a força Al-Quds. Encarregada das operações da República Islâmica no exterior, esta unidade de elite era liderada por Soleimani.

Últimas notícias