VÍTIMA FATAL

Morre médico chinês que alertou sobre o coronavírus

Li Wenliang ganhou notoriedade por ter sido um dos primeiros agentes de saúde a divulgar os riscos da infecção do novo vírus

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 06/02/2020 às 15:40
Foto: Reprodução
Li Wenliang ganhou notoriedade por ter sido um dos primeiros agentes de saúde a divulgar os riscos da infecção do novo vírus - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Atualizada às 17h59

Nesta quinta-feira (6), o jornal estatal Global Times informou que havia morrido o médico chinês Li Wenliang na cidade de Wuhan em decorrência do coronavírus. Ele ganhou notoriedade por ter sido um dos primeiros agentes de saúde a divulgar os riscos da infecção do novo vírus. No entanto, com base em um relatório do Hospital Central de Wuhan, a rede estatal disse que Li Wenliang sofreu uma parada cardíaca, foi submetido a procedimentos de ressuscitação e seu estado de saúde é considerado crítico. 

A divulgação de Li Wenliang sobre o perigo representado pelo coronavírus lhe custou uma reprimenda por parte do governo de Wuhan. Ele foi acusado de "espalhar rumores online" e de "perturbar seriamente a ordem social" e teve que prestar depoimento à polícia local.

>> Casos suspeitos de coronavírus no Brasil caem de 11 para 9

>> Navio registra 20 passageiros com coronavírus; número de mortos sobe para 563

>> Senado aprova lei com medidas de contenção do coronavírus no Brasil

ONU lamenta

Segundo a TV americana CNN, o médico estava internado em Wuhan desde 12 de janeiro. Ele contraiu coronavírus de um paciente seu. No Twitter, a Organização Mundial da Saúde (OMS) soube da morte do médico e lamentou. "Nós estamos profundamente tristes com a morte do Dr. Li Wenliang. Todos nós precisamos celebrar o trabalho que ele fez", tuitou a OMS.

Últimas notícias